LEITURA FÍLMICA: UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA
1. AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO E AS RELAÇÕES DE PODER ESTABELECIDAS COM A SOCIEDADE ?
Respostas
respondido por:
1
No filme “Uma história de amor e fúria”, é possível observar as formas de organização do estado brasileiro e as relações de poder estabelecidas em sociedade, a partir de:
- O início da trama tem foco no período histórico da colonização brasileira. Neste momento, o destaque fica por conta da violência à qual os índios foram submetidos durante a exploração do país pelos portugueses. Neste sentido, aparecem um Estado ainda sem forma, mas com uma sociedade de forte opressão, mantida nas relações de poder entre europeus e indígenas.
- A seguir, outro momento histórico é evidenciado, a escravidão. Aqui é possível perceber que, mais uma vez, o europeu se sobrepõe aos negros, escravizando-os e construindo uma sociedade profundamente desigual, em que o negro era visto como mão de obra para a geração de riquezas à metrópole.
- Nos anos de 1970, a ditadura militar no Brasil é o momento histórico abordado. Em um país já constituído como nação, observamos a repressão de um regime autoritário, em que as relações de poder são evidenciadas pelo uso excessivo da força e da autoridade.
Cinema
O cinema é, além de uma forma de arte, um meio pelo qual é possível resgatar a história de um país, ao representar na telona os fatos históricos marcantes. Sob este aspecto, o cinema passa a ser também um instrumento de educação, em que o desenvolvimento do caráter crítico se sobressai.
Saiba mais sobre cinema em:
https://brainly.com.br/tarefa/24743343
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás