Já em relação ao Comitê de Auditoria, este deveria ser constituído, preferencialmente e exclusivamente, por membros do Conselho de Administração e, se possível, composto de Conselheiros independentes, uma questão chave, já que deve agir, sempre, no sentido de operacionalizar os deveres e responsabilidades da função”.
GONZALEZ, R. S. Governança corporativa: o poder de transformação das empresas. São Paulo: Trevisan Editora, 2012. p. 119.
Considerando o excerto apresentado sobre a auditoria interna e externa, analise as afirmativas a seguir:
I. A auditoria interna sem obrigação possui uma área de trabalho determinada pela gerência da entidade.
II. A auditoria externa com obrigação e o seu escopo de trabalho são determinados pelo estatuto legal.
III. A auditoria interna fornece uma opinião da visão verdadeira e justa das demonstrações contábeis.
IV. O principal objetivo da auditoria interna é analisar a precisão, integridade e confiabilidade das demonstrações contábeis.
Está correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
Respostas
Resposta:
I e II
Explicação:
a auditoria interna fornecerá uma opinião sobre a eficácia do processo operacional ou das atividades da entidade. Assim, é a auditoria externa que deve fornecer uma opinião verdadeira e justa sobre as demonstrações contábeis. Nesse sentido, o principal objetivo da auditoria interna é revisar os processos de rotina dos negócios e fornecer sugestões para sua melhoria, por sua vez, a auditoria externa analisa a precisão das demonstrações contábeis.
Resposta:
I e II apenas
Explicação:
A alternativa está correta, pois a auditoria interna pode ser realizada para revisar as atividades operacionais da empresa, com o principal objetivo de revisar os processos de rotina dos negócios e fornecer sugestões para sua melhoria, por sua vez, a auditoria externa analisa a precisão das demonstrações contábeis, isto é, a auditoria externa é realizada por meio de um terceiro que executa o trabalho e o processo da auditoria e opina sobre as demonstrações financeiras da entidade em que o escopo de trabalho é determinado pelo respectivo estatuto legal.