A membrana plasmática permite que algumas substâncias entrem e saiam da célula. Algumas vezes essa entrada e saída ocorrem sem gasto de energia (transporte passivo); outras vezes, no entanto, a célula apresenta algum gasto energético (transporte ativo). No nosso dia a dia podemos testemunhar estes transportes de membrana. Por exemplo: Após colocar sal no alface, com o tempo, observa-se que as folhas se tornam murchas. Então um professor perguntou ao seu aluno o que ocorria com uma alface neste caso, por qual processo ela ficava murcha e que transporte era esse?
Respostas
Resposta: A alface perde água por osmose, que é um tipo de transporte passivo onde ocorre passagem do solvente do meio hipo pro meio hiperconcentrado, fazendo com que a alface murche.
Explicação:
Se vc joga sal o meio externo fica hiperconcentrado.
No caso descrito, a alface perdeu água pelo processo de osmose, uma vez que a água sempre se deslocará do meio menos concentrado para o mais concentrado, a fim de se equilibrar ambas as soluções.
Osmose e Efeitos
O processo de osmose diz respeito à passagem de água de um meio menos concentrado para um mais concentrado.
No caso do alface e o sal, houve um deslocamento da água pertencente ao alface para o sal, visto que este representava o meio mais concentrado, levando às alfaces a murcharem, em função da perda de água.
Mais sobre osmose: brainly.com.br/tarefa/4727849
#SPJ2
wa.me/+5588992941756?text=oiiiiii