Na pespectiva de vikosktic qual seria o papel do professor em uma abordagen de ensino historico cultural
Respostas
Resposta:
Diferentemente de todas as abordagens anteriores, a abordagem histórico-social privilegia a importância das interações sociais para o desenvolvimento do indivíduo. A aprendizagem obtida na relação das crianças com os adultos, outras crianças impulsionaria o desenvolvimento da criança. As outras abordagens não consideram de forma crucial a vivência da criança no meio social e cultural como fator indispensável para o desenvolvimento do ser humano.
Lev Semenovich Vygotsky, que morreu prematuramente, vítima de tuberculose, foi o grande idealizador desta abordagem e dos estudos que buscaram comprovar a influência das interações sociais no desenvolvimento. Ele e seus colaboradores partiram do pressuposto de que o conhecimento é construído nas interações que o sujeito estabelece como seu meio sociocultural e passarem a investigar através de quais processos o ser humano se apropria de sua cultura ao mesmo tempo em que a produz.
O princípio que orienta esta abordagem é de que desde o nascimento, a partir das interações com o outro, a criança vai se apropriando dos significados construídos socialmente e aprendemos a ser humanos, fazendo parte de uma cultura humana; isto não aconteceria naturalmente. O ser humano seria constituído do meio cultural em que nasce.