Faça um texto de no mínimo 20 linhas sobre: Quais são as consequências da escravidão para a sociedade brasileira na atualidade.
Respostas
Resposta:
Resumo
A história do negro vem sendo estudada ao longo dos anos sob a ótica da escravidão e a contribuição cultural que trouxe para o Brasil. Os negros foram trazidos para o Brasil com o intuito de serem escravizados e, portanto, tiveram pouco espaço na historiografia nacional. Ao longo dos anos, pós-abolição, percebemos que a falta de planejamento dos governantes para com a grande parcela da população de cor, fez com que as favelas surgissem, pois não houve estrutura para acomodar todos esses ex-escravos, que agora estavam libertos. Ao longo dos anos, essa falta de atenção para com essa parcela da população gerou violência, exclusão, desemprego, o uso de drogas, marginalização social, vários tipos de problemas, que serão discutidos ao longo do texto. Para isso, trabalhamos com o Atlas da violência, trazendo a conjuntura da violência no Brasil; A Lei 10.639/03, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, e a Lei 12.711/12, a chamada Lei de cotas. Assim, discutimos como a educação é o agente motriz do movimento de real libertação dos negros.
Espero ter ajudado agradeço se poder marcar como melhor minha resposta
Resposta:
A escravidão no Brasil foi cruel e desumana e suas consequências, mesmo passados mais de 130 anos da abolição, ainda são perceptíveis. A pobreza, violência e a discriminação que afetam os negros no Brasil são um reflexo direto de um país que normalizou o preconceito contra esse grupo e o deixou à margem da sociedade.
A escravidão também afetou milhões de indígenas e disseminou preconceitos em nosso país contra esse grupo também. O reflexo direto disso, além do próprio preconceito contra os indígenas, foi a redução populacional desses povos que de milhões de habitantes, no século XVI, passaram para cerca de 800 mil, atualmente, segundo o IBGE.
Muitos ex-escravos permaneceram nas fazendas em que trabalhavam, vendendo seu trabalho em troca da sobrevivência após o fim da escravidão. Aos negros que migraram para as cidades, só restaram os subempregos, a economia informal e o artesanato. Com isso, aumentou de modo significativo o número de ambulantes, empregadas domésticas, quitandeiras sem qualquer tipo de assistência e garantia; muitas ex-escravas eram tratadas rudemente. Os negros que não moravam nas ruas passaram a morar, quando muito, em míseros cortiços.
O preconceito e a discriminação e a ideia permanente de que o negro só servia para trabalhos duros, ou seja, serviços pesados, deixaram sequelas desde a abolição da escravatura até os dias atuais.
A escravidão no Brasil foi uma instituição violenta e desumana que existiu durante mais de 300 anos e foi responsável pela escravização de milhões de indígenas e africanos.
A escravidão foi uma instituição que se estabeleceu no Brasil por volta da década de 1530, quando as primeiras medidas efetivas de colonização foram implantadas pelos portugueses.