• Matéria: Geografia
  • Autor: juditelemos2
  • Perguntado 3 anos atrás

No atual momento histórico do desenvolvimento da humanidade, a metrópole representa o ponto de maior expressão espacial, a partir de uma grande concentração cumulativa de funções, cuja complexidade baseia-se no estágio atual da divisão espacial do trabalho. Deste modo, o desenvolvimento do capitalismo proporciona o crescimento da grande cidade, visando a melhores condições de acumulação. (Adaptado de A. F. A. Carlos. A (re) produção do espaço urbano. São Paulo: Editora USP, 1994. p. 28-9) Neste sentido, a cidade:
( a ) deve ser estudada isoladamente e ser considerada como um organismo vivo independente, pois não é a cidade em si que organiza a rede urbana.
( b ) não é considerada o locus da produção industrial, pois na atualidade o lugar da grande produção industrial e capitalista está localizado no campo.
( c ) é uma idéia separada da idéia de metrópole, pois é nesta que se dá uma grande concentração espacial, onde está o poder técnico-político-financeiro.
( d ) não deve ser pensada como lugar das indústrias, pois estas tendem a aumentar o máximo as vantagens da proximidade que mantêm umas com as outras
( e ) é utilizada privativamente, pois esta como condição geral de produção facilita a socialização das desvantagens criadas pelo seu desenvolvimento.

Respostas

respondido por: brendaisis
0

Acerca da ideia de cidade e do conceito de metrópole, está correto o apresentado na letra C. O texto evidencia que as metrópoles devem ser conhecidas como regiões de grande concentração da produção industrial, uma vez que nesses locais, há concentração cumulativa de funções, sejam estas sociais ou econômicas.

As Metrópoles

Segundo o texto, o desenvolvimento do capitalismo proporcionou que as cidades passassem por um crescimento e passassem a ser, de fato, metrópoles relevantes, dotadas de influência e de relevância econômica, cultural e social acentuada.

Saiba mais sobre as metrópoles em: https://brainly.com.br/tarefa/1343643

Anexos:
Perguntas similares