• Matéria: Sociologia
  • Autor: loreferreira89
  • Perguntado 3 anos atrás

Martinelli (2006, p. 53) afirma que o sistema capitalista é um “[...] modo de produção profundamente antagônico e pleno de contradições que desde o início de sua fase industrial instituiu-se como um divisor de águas na história da sociedade e das relações entre os homens”. No final do século XIX houve a ascensão da sociedade burguesa e o aparecimento de classes sociais. O processo de adaptação a essa nova vida exigia profissionais para exercerem a função de adaptar os operários à nova condição de assalariados, para assumir uma prática que controlasse a força de trabalho e minimizasse os problemas sociais. Nesse período há o surgimento do profissional assistente socialista

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

A assistência social surge no Brasil a partir da caridade, bem como da solidariedade religiosa. Ela partia de um objetivo além de atender diferentes famílias, enquanto no mundo, o Serviço Social surge a partir de uma resposta aos grupos dominantes, além da gênese ideológica, visando os direitos humanos.

Como observamos a reconceituação do Serviço Social ?

A construção do serviço social nesse quesito busca exemplificar como o assistente social irá atuar na sociedade, e, além disso, a retórica humanizadora seguiu os padrões conservadores, e apenas partir do rompimento dessa observação, podemos identificar uma mudança do papel desse profissional, a partir do final do século XX, onde o foco da assistência social se expandiu.

Mais sobre a assistência social:

https://brainly.com.br/tarefa/30626736

Anexos:
Perguntas similares