• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jacsantos2023
  • Perguntado 3 anos atrás

Vamos a um desafio bem interessante. A seguir temos um trecho da Constituição de 1934, que fala sobre o papel do Estado Novo na educação e tantas outras coisas. Contudo, foi selecionado um trecho específico para analisarmos.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL (DE 16 DE JULHO DE 1934)

Art. 138 - Incumbe à União, aos Estados e aos Municípios, nos termos das leis respectivas:

a) assegurar amparo aos desvalidos, criando serviços especializados e animando os serviços sociais, cuja orientação procurarão coordenar;
b) estimular a educação eugênica;
c) amparar a maternidade e a infância;
d) socorrer as famílias de prole numerosa;
e) proteger a juventude contra toda exploração, bem como contra o abandono físico, moral e intelectual;
f) adotar medidas legislativas e administrativas tendentes a restringir a moralidade e a morbidade infantis; e de higiene social, que impeçam a propagação das doenças transmissíveis;
g) cuidar da higiene mental e incentivar a luta contra os venenos sociais.

(Constituição de 1934)

Agora que você leu o Artigo, pesquise em outras fontes o significado de educação eugênica e faça uma análise de 3 a 5 linhas sobre ela, estabelecendo uma comparação com o ensino atual.

Respostas

respondido por: usarutilidades
1

Resposta:

A djejdjjehehe

hdhdjdjdjdjdndndjd

respondido por: giovannilive2015
1
Resposta

Explicação:Significado de educação eugênica - A eugenia surgiu como um movimento social nos fins do século XIX e princípio do século XX e teve a sua origem na obra de Francis Galton, Hereditary genius (O gênio hereditário). Francis Galton defendia que tanto os indivíduos como os grupos ou as etnias herdavam, de forma diferente, a habilidade mental. O mesmo acontecia com as características físicas que eram distribuídas pelos membros de uma sociedade, consoante a sua herança genética (infopedia)

A educação eugênica tem como propósito estabelecer e evidenciar as características "determinantes" de cada grupo. Nesse sentido, ainda hoje se percebe essa ideia quando se rotula que negros e pobres estudarão em escolas públicas, enquanto ricos e brancos irão para o ensino particular ou federal. Logo, por meio desse pensamento, os primeiros serão sempre os operários, e os segundos, líderes.

Perguntas similares