Respostas
Resposta:
Somatropina (GH)
A somatropina, também conhecida como GH ou HGH – Human Growth Hormone, é um hormônio diretamente ligado ao processo de crescimento do corpo humano. É altamente metabólico, controla o crescimento das células e a estatura das pessoas. Este hormônio do crescimento é o responsável pelo crescimento das crianças, aumento da massa muscular em adultos e até mesmo a renovação das células da pele. Vale ressaltar que, como o GH tem os picos de secreção durante o sono profundo, é um hormônio fundamental.
Melatonina
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, localizada em nosso cérebro, e influencia a regulação do sono. Esse hormônio é produzido quando anoitece, de forma mecânica em resposta ao escuro da noite. Sua função mais conhecida é a de regular o relógio biológico, o que resulta em uma boa noite de sono. E, consequentemente, em mais disposição para realizar as atividades durante o dia.
Adenosina
A adenosina é um hormônio que resulta da queima de energia pelo corpo durante o dia. Ele é acumulado ao longo do dia e produz a sensação de cansaço, responsável pela nossa reação de entender quando é necessário dormir. Ao final do dia, a medida em que os níveis de melatonina sobem no organismo e se combinam com a adenosina, passamos a apresentar mais sonolência.
Serotonina
A serotonina é o hormônio responsável pela comunicação entre as células nervosas. Ele atua nas inúmeras funções do corpo, como movimentos, temperatura do corpo, apetite, sono e sensação de cansaço. Este hormônio do sono também atua na eliminação de toxinas do intestino. Dessa forma, alivia a sensação de náuseas.
Explicação: