A troca gasosa entre oxigênio e gás carbônico nos alvéolos se faz: O a. por difusão efetiva, devido às diferenças de pressões parciais desses gases entre o alvéolo e o capitar, passando do meio com maior pressão parcial para o de menor pressão parcial O b. por diferença de pressões parciais desses gases entre o alvéolo e o capilar, passando do meio com menor pressão parcial para o de maior pressão parcial, e cessa quando as pressões parciais dos capilares se tornam iguais àquelas dos alvéolos. O c. pela ação de enzimas que aumentam o poder de penetração dos gases nos capilares e que cessa ao quando as pressões parciais dos capilares se tornam iguais àquelas dos alvéolos, O d. por meio da absorção de fluidos por células vivas, através de prolongamentos e invaginações da membrana plasmática do fluido bronquiolar pelo capilar. O e. através da associação desses gases com a proteína transportadora no bronquiolo.
Respostas
Resposta: Letra (a) por difusão efetiva, devido às diferenças de pressões parciais desses gases entre o alvéolo e o capitar, passando do meio com maior pressão parcial para o de menor pressão parcial.
Explicação: Um princípio físico chamado de difusão permite essa troca através da membrana: assim o oxigênio (O²) que estava em grande quantidade dentro do alvéolo passa para as hemácias, sendo transportado para o corpo, e o dióxido de carbono (CO²), em grande quantidade na hemácia, passa para o alvéolo para ser eliminado durante a fase expiratória da ventilação.
Resposta:
A)por difusão efetiva, devido às diferenças de pressões parciais desses gases entre o alvéolo e o capitar, passando do meio com maior pressão parcial para o de menor pressão parcial
Explicação:
O sangue volta aos pulmões por meio das veias e há novamente o encontro do sangue venoso com o ar oxigenado. Portanto, a troca gasosa de oxigênio e gás carbônico nos alvéolos se faz por diferença de tensão desses gases entre o alvéolo e o capilar. A esse processo damos o nome de hematose.