(IFMT/2016) Nas primeiras décadas do século XX, a expansão de atividade industrial desencadeou um intenso processo de urbanização com diferentes consequências naturais, econômicas e sociais.
Sobre as consequências desse processo de urbanização nos países de industrialização tardia, assinale a alternativa correta.
(A) No Brasil, México, Africa do Sul, Coreia do Sul e Canadá, a sociedade tornou-se predominantemente urbana há apenas algumas décadas. (B) A industrialização tardia ocorreu com a implantação de empresas estrangeiras, impulsionada, principalmente, por investimentos do Estado. (C) Foram instalados novos postos de trabalho no setor industrial, comércio e serviços, absorvendo a população vinda do campo. (D) Com a modernização das atividades agrícolas ocorreu a grande produção e fixação do homem no campo. (E) A urbanização só acontece entre os países europeus na Primeira e Segunda Revolução Industrial, não atingindo os países de industrialização tardia
Respostas
respondido por:
0
Resposta: C - Foram instalados novos postos de trabalho no setor industrial, comércio e serviços, absorvendo a população vinda do campo.
Explicação: Os países mais pobres possuíam economias predominantemente agrárias, o que contribuía para a concentração de pessoas no campo.
A partir da década de 1950, os países subdesenvolvidos assistiram ao processo de industrialização de suas economias, seja pelo crescimento das indústrias nacionais, seja pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras. Tal processo, associado à rápida mecanização do campo e concentração de terras, proporcionou a ocorrência do êxodo rural (migração em massa da população do campo para a cidade).
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás