Respostas
Resposta:
Letra a)
Explicação:
Vamos lá voce tem o oxigênio e o sódio nessa questão. Analisemos o oxigênio, à esquerda você tem o 16 acima e 8 abaixo e à direito -2. O número que fica acima à esquerda é o número de massa, ou seja, o número que me diz quantos prótons e nêutrons tem esse átomo, já o número de baixo é o número atômico (vulgo número de prótons) que me diz quantos prótons tem o átomo em questão, por fim o número à direita que nos diz se o átomo é um cátion (perdeu algum elétron) ou um ânion (ganhou algum elétron).
Agora veja um átomo na sua forma neutra precisa ter a mesma quantidade prótons e de elétrons, então você olhando o oxigênio verá que ele tem 8 de número atômico (8 prótons), logo deveria ter 8 el´trons, mas ele é um ânion (-2), ou seja, tem dois elétrons a mais, portanto tem no total 10 elétrons.
Com o sódio é o mesmo raciocínio, são 11 prótons na sua forma neutra, portanto 11 elétrons, mas ele perdeu 1 elétron, pois está representado como um cátion (+1), logo ele tem 10 elétrons.
Aletrnativa letra a) 10e e 10e.
Quem está com sinal negativo significa que oxidou, logo, ganhou 2 elétrons, então olhando vemos que o número atômico do Oxigênio é 8, então ele possui 8 elétrons, como ganhou 2 ficou tendo 10 elétrons.
nox = oxigênio - elétron
nox = 8 - (- 2)
nox = 8 + 2
nox = 10
O Sódio reduziu (está com sinal positivo), portanto, perdeu 1 elétron, logo, vemos que o número atômico dele é 11, portanto o número de elétrons é 11, como perdeu 1, ficou com 10.
nox = sódio - elétron
nox = 11 - ( + 1)
nox = 11 -1
nox = 10
Observação: nox significa número de oxidação, e isto é o que vc quer saber.