As placas de ateroma contêm grande quantidade de colesterol (depósito de colesterol), associadas a alterações degenerativas da parede da artéria. No estagio avançado da doença os fibroblastos infiltram-se nas áreas em degeneração, provocando esclerose progressiva das artérias. Ocorre ainda precipitação de cálcio com os lipídios, formando “placas calcificadas” e as artérias se tornam rígidas e a doença é chamada de “aterosclerose” ou “arteriosclerose” ou “endurecimento das artérias”, que diminuem a luz do vaso sanguíneo e bloqueiam total ou parcialmente o fluxo sanguíneo. Assim as artérias perdem sua distensibilidade e com a degeneração das paredes, podem se romper facilmente. Nesse contexto avalie as afirmações a seguir:
I. O grau da lesão aterosclerótica é determinado pelo grau de circulação colateral já desenvolvida ou que possa se desenvolver dentro de um curto período de tempo após a oclusão.
II. Infelizmente em um coração normal não existe comunicação entre as artérias coronárias maiores, mas existem muitas anastomoses entre as artérias menores.
III. Quando ocorre uma oclusão súbita de uma das artérias coronárias maiores, estas pequenas anastomoses se dilatam dentro de alguns segundos.
IV. Por causa desses canais colaterais que o paciente se recupera de vários tipos de oclusão coronariana, quando a área comprometida do músculo não é grande demais.
V. Quando a aterosclerose provoca uma oclusão lenta, vasos colaterais podem se desenvolver ao mesmo tempo em que, a aterosclerose, podendo a pessoa nunca sofrer um episódio agudo de disfunção cardíaca.
Segundo o grau de lesão da arteriosclerose, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, apenas.
b. IV e V, apenas.
c. I, II, III, IV, V.
d. III, IV e V, apenas.
e. II e III, apenas.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Letra C. corrigida pelo AVA
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
I, II, III, IV, V.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
wa.me/+5588992941756?text=oiiii