• Matéria: Biologia
  • Autor: igorciano699
  • Perguntado 3 anos atrás

Explique como ocorre os dois tipos de reprodução das bactérias


Anônimo: olá. faço provas e trabalhos.

wa.me/+5588992941756?text=oiiii

Respostas

respondido por: vladybp
0

Resposta:

As bactérias são organismos classificados tradicionalmente no Reino Monera que são unicelulares e procariontes. Essa última caraterística relaciona-se com o fato de esses seres apresentarem material genético disperso no citoplasma, ou seja, não possuem núcleo definido e delimitado pela membrana nuclear.

Explicação:

A reprodução das bactérias ocorre principalmente de forma assexuada, ou seja, sem a necessidade de contato entre duas bactérias para que ocorra a reprodução. Dessa forma, uma única bactéria é capaz de dar origem à outra, fator que ajuda na multiplicação rápida desses organismos.
A forma de reprodução assexuada das bactérias recebe o nome de divisão binária ou cissiparidade. Nesse tipo de reprodução, ocorre a duplicação do material genético e posterior divisão de uma bactéria em duas. Para que ocorra a divisão, há a formação de um septo na região equatorial e das células-filhas, também chamadas de clones. Em algumas espécies, esse processo dura, em média, 20 minutos, sendo esse período chamado de tempo de geração.
Alguns autores consideram que, em algumas espécies de bactérias, existe um tipo de reprodução sexuada denominado de conjugação. Nesse tipo de reprodução, as células unem-se por uma ponte formada por citoplasma e ocorre a troca de material genético. Posteriormente, a célula divide-se por divisão binária. A conjugação resulta em variabilidade genética e, apesar de não formar novas bactérias, pode ser considerada como um processo sexuado.
Tem a esporulação que pode ocorrer sob condições desfavoráveis às bactérias, formando esporos resistentes que só retornarão à normalidade quando encontrarem a mínima condição para dar continuidade a reprodução por cissiparidade. Outra maneira que as bactérias encontraram para reproduzirem-se foi a sexuada. Neste caso, há a transferência de material genético de uma bactéria para a outra e então a combinação deste DNA com o DNA da bactéria receptora, originando novos organismos a partir desta nova possibilidade cromossômica. Este processo pode ocorrer de 3 maneiras diferentes: transformação, transdução e conjugação.
Transformação

Neste processo a bactéria capta e absorve fragmentos de DNA disponíveis à sua volta, oriundos provavelmente de outras bactérias mortas. Essa captura é aleatória e espontânea e não é sinônimo de sucesso reprodutivo, pois o fragmento capturado precisa ser compatível com a bactéria. Na figura abaixo temos a ilustração de como é este processo:

Transdução

Neste processo a bactéria é acometida por bacteriófagos (vírus) que podem incorporar alguns segmentos de DNA bacteriano e mais tarde transportá-los até outra bactéria, como podemos analisar no esquema abaixo. Se a próxima bactéria a ser infectada por esse mesmo bacteriófago sobreviver à este ataque, certamente ela utilizará os genes transportados pelo vírus. Logo, esta bactéria seria caracterizada como “transduzida”.

Perguntas similares