Respostas
Resposta:
Em um lugar como esse Deus não existe.As pessoas que lá moram não tem nenhuma perspectiva de vida e são tão rebaixadas ao ponto de ficarem abaixo dos porcos na escolha de alimentos. Fome, miséria são sinônimos da Ilha das Flores.
Explicação:
O curta apresenta a trajetória de um tomate, desde a colheita ao descarte por uma dona de casa, até a chegada ao lixão da ilha, onde crianças disputam alimentos que sequer servia de alimento para os porcos.
O curta faz uma crítica às desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista e a ausência de políticas públicas para solucionar a miséria de parte da população brasileira. Demonstra seres humanos numa condição abaixo de porcos, esse fato é narrado no documentário da seguinte forma:
“O tomate / plantado pelo senhor Suzuki, / trocado por dinheiro com o supermercado, / trocado pelo dinheiro que dona Anete trocou por perfumes extraídos das flores, / recusado para o molho do porco, / jogado no lixo / e recusado pelos porcos como alimento / está agora disponível para os seres humanos da Ilha das Flores.”
Outra parte do filme interessante para discutir a exclusão social alarmante gerada pelo modelo capitalista é:
“O que coloca os seres humanos da Ilha das Flores depois dos porcos na prioridade de escolha de alimentos é o fato de não terem dinheiro nem dono.”