A atenção básica é a porta de entrada da rede em atenção em saúde do SUS. Por meio dela, os usuários são acolhidos, recebendo o atendimento pautado pelos princípios da universalidade, da equidade, da integralidade e da resolubilidade.
No atendimento à demanda espontânea, a diversidade de atendimentos é um dos desafios a ser enfrentado pelas equipes de saúde. O gestor da unidade deve coordenar e capacitar a equipe a prestar o atendimento resolutivo, evitando que os pacientes saiam sem ter sua demanda resolvida.
Leia a situação proposta abaixo e responda: De acordo com o Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e os princípios do SUS, explique como esses pacientes devem ser classificados no acolhimento e qual deve ser o atendimento prestado a cada um deles.
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
M.N.O., sexo masculino, 68 anos é prioridade máxima – o paciente deve passar por consulta médica imediata, aferição de sinais vitais, realização de ECG na unidade e medicação (conforme prescrição médica). Caso os sintomas não melhorem, deve ser encaminhado ao hospital, em ambulância.
P.B.S., sexo masculino, 23 anos é prioridade média – o paciente deve passar pela consulta médica. Após consulta, será realizada a medicação, conforme prescrição médica e o paciente será liberado.
M.O.S., sexo feminino, 38 anos é prioridade mínima – a paciente deve aguardar a consulta médica de acordo com a prioridade.
A.M.D., sexo feminino, 16 anos é prioridade alta – apaciente deve passar em consulta com o odontologista. Caso seja necessário, será realizada a analgesia, conforme prescrição. Após, será liberada.
N.K.O., sexo masculino, 42 anos é prioridade mínima – o paciente deve passar com a técnica de enfermagem para realizar o HGT e a aferição da pressão arterial.
B.S.S., sexo feminino, 26 anos, gestante é prioridade alta – a paciente deve passar em consulta médica. Após a consulta, é feita a referência para os exames laboratoriais e ela deve ser encaminhada para consulta com o ginecologista. A enfermeira da unidade deve fazer contato com o ginecologista de referência, passando o caso e solicitando o atendimento prioritário.
Explicação:
wa.me/+5588992941756?text=oiiii