• Matéria: Direito
  • Autor: felipesteuer2
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o trecho a seguir que trata da relação entre Ciência e Filosofia:



Meu caro, seus filósofos tratam o conhecimento como a Associação Americana de Fuzis trata as armas de fogo – não devem ser tocadas, por mais desastrosos que possam ser seus efeitos. Mas veja! Um excesso de automóveis mata os bosques, as montanhas, os lagos, as pessoas e contamina a área, provocando congestionamentos de estradas, torna as crianças nervosas devido ao barulho, etc., etc. No entanto, as pessoas amam os automóveis e não renunciam a eles com facilidade. Por isso, temos necessidade de leis que regulamentem seu uso. Os discursos muito “racionais”, ou seja, expurgados de emoção, danificam as sutis conexões que existem entre o conhecimento, a sensibilidade, a ação, a esperança, o amor e os fragmentos da nossa vida. As nossas mentes devem ser menos protegidas que os nossos pulmões? (FEYERABEND, 2008, p.82).

Ao analisar o trecho do texto-base e refletir sobre a produção da ciência, assinale a alternativa que fale adequadamente da necessária postura crítica do homem diante do conhecimento científico.

Escolha uma:
a.
A necessidade de que exista alguma instância ou órgão regulador da ciência vem do fato de que as conquistas dela podem cegar o ser humano: enxergando, acima de tudo, a modificação da vida para o conforto e não refletindo sobre seus pontos críticos. Correto CORRIGIDO PELO AVA

b.
As pessoas têm consciência de todas as consequências negativas que a produção científica traz; a preocupação com tais consequências é que faz com que a ciência não tenha tanta facilidade em impor suas criações.

c.
Os próprios cientistas deveriam cuidar das consequências de suas descobertas; não é possível querer que o cidadão comum fiscalize a ação daqueles que estudaram muito para o que fazem – justamente por conta do estudo é que os cientistas sabem escolher as melhores ações.

d.
Se os artefatos criados pela ciência não trouxessem tanto conforto à vida, seria mais simples ser crítico diante dela. Mas a função primeira da ciência é, justamente, tornar possível uma vida mais fácil.

e.
A ciência, por conta do que conquistou ao longo do tempo, muitas vezes é considerada como detentora de um saber plenamente certo e verdadeiro. Trata-se de um conhecimento inquestionável, sem o qual a vida não mais é possível de ser pensada.

Respostas

respondido por: cleberpiranguinho
10

Resposta:

Alternativa a. A necessidade de que exista alguma instância ou órgão regulador da ciência vem do fato de que as conquistas dela podem cegar o ser humano: enxergando, acima de tudo, a modificação da vida para o conforto e não refletindo sobre seus pontos críticos.

Explicação:

respondido por: debiletras02
7

Resposta:

A necessidade de que exista alguma instância ou órgão regulador da ciência vem do fato de que as conquistas dela podem cegar o ser humano: enxergando, acima de tudo, a modificação da vida para o conforto e não refletindo sobre seus pontos críticos

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas similares