(Adaptado de FESF - BAHIA 2010) Com relação à transição epidemiológica no Brasil, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I - No Brasil, velhos e novos problemas em saúde coexistem, com predominância das doenças crônico-degenerativas, embora as doenças transmissíveis ainda desempenhem um papel importante. II - O processo de transição epidemiológica é caracterizado pela substituição das doenças crônicas não transmissíveis por doenças transmissíveis e pelo deslocamento da carga de morbi-mortalidade dos grupos mais idosos aos grupos mais jovens. III. O aumento na expectativa de vida acarreta maior possibilidade de expressão das doenças crônicas isoladas ou múltiplas e se constitui como um dos fatores que acelera o processo de transição epidemiológica. (Ref.: 202114609422) I e II estão corretas II e III estão incorretas. I e III estão corretas. Somente a III está correta. II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
I e III
Explicação:
respondido por:
5
Sobre a transição epidemiológica no Brasil, a alternativa correta é a letra B) I e III estão corretas.
Análise das afirmações sobre a transição epidemiológica no Brasil
- I - A primeira asserção está CORRETA, uma vez que diversos problemas de saúde antigos continuam no Brasil, principalmente no que se refere às doenças crônico-degenerativas, mesmo que as doenças transmissíveis ainda sejam motivo de preocupação.
- II - A segunda asserção está ERRADA, porque as doenças crônicas não transmissíveis não foram substituídas pelas doenças transmissíveis, e também não houve maior mortalidade entre grupos jovens.
- III - A terceira asserção está CORRETA, dado que a expectativa de vida aumentou, e isso faz com que as doenças crônicas isoladas ou múltiplas sejam expressivas.
Veja mais sobre transição epidemiológica:
https://brainly.com.br/tarefa/5405196
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás