a. Fernando Pessoa, um dos mais importantes poetas da literatura Portuguesa, inicia o poema trazenda uma citação do poema Navigare necesse; vivere non est necesse, de Pompeu, general romano que viveu entre 106-48 a.C. A frase foi dita aos marinheiros que, amedrontados, se recusavam a viajar durante a guerra. Como você interpreta essa frase no poema de Fernando Pessoa?
b. Para compor o poema Navegar é preciso, Fernando Pessoa faz uso de recursos expressivos, próprios da linguagem literária. No verso "Tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo", o autor faz uso de uma metáfora, a qual consiste em uma comparação implícita. Explique os efeitos de sentido da expressão "lenha desse fogo" no contexto do poema.
C. Que aspectos culturais e visões de mundo podem ser inferidas a partir da leitura do poema Navegar é preciso?
Respostas
a- A frase mencionada pelo eu-lírico do poema aos navegadores é uma frase motivadora. A frase tinha como objetivo principal, demonstrar que navegar era um ato de coragem e honra, que tinha um propósito maior e que esse propósito, faz com que marinheiros enfrentem seus medos.
b- A metáfora utilizada por Fernando Pessoa em seu poema, faz uma comparação para demonstrar que o eu-lírico queria que sua vida se tornasse um grande ato de coragem e para isso ele entregaria todos seus esforços, como alguém colocando lenha para manter o fogo aceso.
c- Ao ler o poema "Navegar é preciso" o aspecto cultural demonstrado ressalta a cultura de Portugal e dos navegadores do período de expansão marítima.
Fernando Pessoa:
O autor Fernando Pessoa é um dos grandes nomes da literatura modernista, focado no ramo da poesia, o autor se destacou ao escrever sobre temáticas diversificadas. Se caracterizou também pelo uso de heterônimos e autopsicografia em suas poesias.
Veja mais características dos textos de Fernando Pessoa:
https://brainly.com.br/tarefa/21365137?referrer=searchResults
https://brainly.com.br/tarefa/27940430?referrer=searchResults