O momento do feminismo é considerado um dos mais importantes, porque é quando de fato os movimentos começam a se tornar mais organizados. Nesse período, os Estados Unidos são um dos mais importantes polos de lutas por direitos das mulheres no Ocidente. Houve várias mudanças sociais objetivas, como a conquista do direito ao voto, o acesso ampliado à educação, ao trabalho e uma maior participação política das mulheres. Além disso, outras questões, como as conquistas sociais em torno do aborto e dos direitos reprodutivos (contracepção), pela proteção das mulheres vítimas de violência, entre outros. O que foi a segunda onda feminista? A) A segunda onda feminista foi um período que iniciou após a Constituição Federal de 1967 no Brasil. B) A segunda onda feminista culmina com os movimentos sociais em andamento nos Estados Unidos, e o país será desta vez a referência do movimento para o restante do mundo. C) A segunda onda feminista se refere a um período da atividade feminista que começa no início da década de 1990 e dura até o fim da década de 2000. D) A segunda onda feminista foi a que deu início aos movimentos dos direitos das cotas a serem garantidas nas legislações federais.
Respostas
Resposta:
"A primeira grande fase do movimento feminista refere-se à intensa atividade das mulheres ocorrida durante o século XIX e fim do século XX, na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos. Esse movimento tinha como foco basicamente a promoção dos direitos jurídicos, como a questão de direitos contratuais e de propriedade, oposição aos casamentos arranjados e à propriedade de mulheres e filhos pelos seus maridos. Todavia, no final do século XIX, o objetivo do movimento focou, principalmente, a conquista do poder político, especialmente o direito ao voto.
"A primeira grande fase do movimento feminista refere-se à intensa atividade das mulheres ocorrida durante o século XIX e fim do século XX, na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos. Esse movimento tinha como foco basicamente a promoção dos direitos jurídicos, como a questão de direitos contratuais e de propriedade, oposição aos casamentos arranjados e à propriedade de mulheres e filhos pelos seus maridos. Todavia, no final do século XIX, o objetivo do movimento focou, principalmente, a conquista do poder político, especialmente o direito ao voto.O segundo grande momento do feminismo teve como objetivo a liberação da mulher e refere-se a um período de intensa atividade feminista que teve início na segunda metade da década de 1960 e durou até o final dos anos 1980. As feministas dessa segunda onda viam as desigualdades culturais e políticas das mulheres como questões intimamente ligadas.