Respostas
Resposta:
Contração Isotônica
Isotônico significa literalmente 'mesma tensão', onde 'iso' significa 'o mesmo' e 'tônico' refere-se a 'tensão ou força' - neste caso, no músculo. Em uma contração isotônica, a tensão se desenvolve até um ponto e então permanece constante enquanto o músculo muda seu comprimento. Em outras palavras, as unidades motoras são ativadas para desenvolver a tensão necessária no músculo. Utilizamos contrações isotônicas quando movemos nossos membros. Vamos considerar um exemplo.
Vamos considerar um homem tentando enrolar 25 quilos. Este movimento requer o uso do bíceps braquial, também conhecido como nossas armas. Antes que o músculo possa encurtar e assim mover a carga de 25 quilos, ele deve primeiro desenvolver um pouco mais de 25 quilos de tensão. Uma vez que unidades motoras suficientes são ativadas para produzir uma tensão ligeiramente maior do que a carga, o músculo pode encurtar. Se você tentar fazer isso sozinho, perceberá que a tensão se desenvolve em seus músculos antes mesmo de mover o peso. Uma vez que a tensão muscular excede ligeiramente a carga, a contração muscular pode então ser usada para encurtar o músculo e mover a carga. É importante observar que a força não muda no músculo enquanto ele está encurtando - daí o termo contração isotônica.
Em uma contração isotônica, os músculos produzem um pouco mais de tensão do que a carga que queremos levantar.
Contração Isotônica
Também é importante observar que existem dois tipos de contrações isotônicas. A contração concêntrica ocorre quando o músculo encurta, enquanto a contração excêntrica ocorre quando o músculo se alonga. Deixe-me explicar. Vamos reexaminar nosso levantador de peso. O músculo encurta quando o braço flexiona o cotovelo no ato de enrolar - portanto, esta é uma contração concêntrica .
O músculo se contrai durante a extensão ao fazer um exercício de curling? Acontece que a resposta é sim. À medida que o homem estende o braço, esse mesmo músculo, o bíceps braquial, alonga e mantém a tensão um pouco maior que a carga - neste caso, um pouco maior que 25 quilos. Essa tensão é mantida pela contração excêntrica . A contração excêntrica ajuda a controlar a taxa de movimento.
Contração Isométrica
Vamos passar para as contrações isométricas. Isométrico significa literalmente 'mesmo comprimento', onde novamente 'iso' significa 'o mesmo' e aqui 'métrica' se refere ao comprimento - agora, estamos falando sobre o comprimento do músculo. Durante uma contração isométrica, o músculo como um todo não muda seu comprimento e a tensão desenvolvida no músculo nunca excede a carga. Isso é o que acontece quando tentamos levantar mais do que podemos.
Vamos dar uma olhada em nosso levantador de peso mais uma vez. Vamos imaginar que sua atenção seja desviada por uma pessoa de interesse passando. Enquanto ele desvia o olhar, um amigo travesso substitui o peso de 25 quilos por um peso de 50 quilos. Agora, o levantador de peso tenta causar uma impressão curvando o peso, sem saber que ele dobrou de tamanho. Para sua consternação, ele não consegue mover o peso. Por que não? Simplificando, ele não foi capaz de desenvolver tensão suficiente no músculo para exceder ligeiramente a carga - em outras palavras, 50 quilos era demais. Mesmo com todas as unidades motoras ativadas, ele não conseguia desenvolver tensão suficiente.
Em uma contração isométrica, o músculo não consegue produzir tensão suficiente para exceder a carga.
Contração Isométrica
Vamos imaginar que pudéssemos medir a tensão desenvolvida no músculo durante essa contração isométrica. Como você pode ver na imagem acima, a tensão aumenta para 40 kg e então permanece constante o tempo todo que nosso amigo está tentando mover o peso. Como o músculo não muda de comprimento, isso é conhecido como uma contração isométrica e, novamente, ele não consegue enrolar o peso.
Nossas atividades diárias utilizam contrações isométricas e isotônicas. Por exemplo, nossos músculos posturais estão passando por contrações isométricas para manter sua cabeça erguida enquanto você assiste a esta lição. Alguns desses mesmos músculos sofrem contração isotônica para mover a cabeça para a esquerda ou para a direita.