Habilidade: I – gerenciar o clima organizacional
Nos primeiros anos do século XXI, a gestão organizacional vem passando por inúmeros desafios, cujo início se localiza no gerenciamento de seu ambiente interno e, desta forma, cabe aos gestores encontrar formas eficientes de trabalhar este campo. Paralelamente, é possível observar que o ambiente externo sofreu inúmeras mudanças, caminhando para um momento de instabilidade e turbulência. O advento de novas tecnologias e o acesso mais dinâmico à informação originam um contexto onde o planejamento estratégico fica ameaçado, cada vez que um novo evento ocorre em alguma parte do mundo. Incrementando estes novos desafios, surge no meio organizacional o conceito de desenvolvimento organizacional e com ele a responsabilidade das organizações em contribuir para seu acréscimo, bem como aproveitar as oportunidades oriundas de seu processo. Este contexto se apresenta estruturado em uma nova forma de visão, isto é, na visão sistêmica, integrando cada parte ao todo que em conjunto promove o bom desempenho organizacional. Ao gestor coube, então, a tarefa de administrar tais eventos, construindo um planejamento estratégico, que além de atender às demandas de todos os envolvidos, proporcione um desenvolvimento integral e sustentável da organização.
Fonte: SILVA, W. R.; NETO, A. J. M. A relação sistêmica da organização e seu ambiente: cultura, incertezas e o desafio do desenvolvimento. Revista Gestão e Conhecimento, Poços de Caldas, v.8, n.1, jan./mar. 2013.
A partir da leitura do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A importância de se conhecer de forma precisa os ambientes internos e externos da organização está ligada, por exemplo, ao fato de que seu bom desempenho remunera não apenas seus sócios, mas colabora diretamente com o desenvolvimento local e nacional.
PORQUE
II. O contexto organizacional atual exige a presença da visão citada no texto, a qual abrange diversas esferas e, embora tenha seus aspectos positivos, advindos da integração, pode ser criticada por gerar muitas incertezas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás