A evolução histórica da administração de recursos humanos em nosso país foi descrita por Gil (2004) e dividida em diversos períodos. Os anos 80 ficaram marcados pela recessão, pelos altos índices inflacionários e pelo desemprego; as organizações voltaram-se para a redução de despesas e houve um enxugamento de pessoal nas empresas com os processos de reengenharia, dowsizing, qualidade total, just in time e restruturação tornando-se populares. Que atividades ou como se caracteriza o RH nesse período?
Respostas
Resposta:
Nesse período a área de RH sofreu consequências dos novos modelos de gestão, afetando a área de treinamento e desenvolvimento, embora a "constituição cidadã" tenha definido a implantação da jornada de trabalho de 40 horas e o acréscimo de 1/3 sobre o valor das férias
Explicação:
Na evolução histórica da ARH no Brasil, apresenta como registro para esse período abordado na questão a seguinte informação: Na década de 80, os processos de reengenharia, downsizing, qualidade total, just in time e de reestruturação se tornaram populares e a área de RH sofreu consequências com a introdução dos novos modelos de gestão e teve alguns de seus setores desativados.
As áreas de treinamento e desenvolvimento foram as mais afetadas. Destacamos como ganhos neste período a Constituição de 1988 (Constituição Cidadão, assim chamada por ter sido promulgada após 20 anos de ditadura militar), a implantação da jornada de 40 horas e o acréscimo de 1/3 sobre o valor das férias.