No estádio operatório formal, a representação permite a abstração total. A criança não se limita mais à representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade. Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas. Exemplo: Se lhe pedem para analisar um provérbio como “de grão em grão, a galinha enche o papo”, a criança trabalha com a lógica da ideia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos. (Revista Nova Escola, ano XI, nº 95, de agosto de 1996).
De acordo com Piaget, qual a característica do pensamento nessa fase?
a.
Hipotético dedutivo.
b.
Indutivo.
c.
Transdutivo.
d.
Linear.
e.
Sincrético.
Respostas
respondido por:
2
Na última fase da infância o pensamento hipotético dedutivo começa a surgir e a criança começa a usar melhor a lógica, inclusive para deduzir coisas a partir de afirmações primárias, como premissas simples ou complexas (alternativa A).
Pensamento hipotético-dedutivo na infância
Na infância, antes da última fase dela, a criança não tem uma capacidade lógica muito grande, essa capacidade lógica se torna mais forte e se desenvolve no final da infância e vai até o fim da adolescência.
O adolescente ainda não tem essa capacidade totalmente completa pois o seu cérebro ainda não está totalmente desenvolvido.
Venha estudar mais sobre Piaget
https://brainly.com.br/tarefa/25983914
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
Comentário: O pensamento no estádio operatório formal (12 a 15 anos) é hipotético dedutivo. O sujeito é capaz de formar esquemas conceituais abstratos (amor, justiça, saudade) e realizar operações mentais de acordo com uma lógica formal mais sofisticada em termos de conteúdo e flexibilidade de raciocínio. É capaz de levantar hipóteses e expressar proposições para depois testá-las e refletir sobre seus próprios pensamentos, buscando justificativas lógicas para seus julgamentos.