“A Alfabetização Científica deve desenvolver em uma pessoa qualquer a capacidade de organizar seu pensamento de maneira lógica, além de auxiliar na construção de uma consciência mais crítica em relação ao mundo que a cerca. A alfabetização Científica é vista como um processo que permite o estabelecimento de conexões entre o mundo em que a pessoa vive e a palavra escrita; e de tais conexões nascem os significados e as construções de saberes. Alfabetização científica vai muito além do que o nome sugere. Não é apenas entender as fórmulas e conceitos científicos que estão nos livros, mas também aplicá-los no dia a dia para compreender o mundo ao nosso redor. É estimular os alunos a investigar, criar hipóteses, refletir, argumentar e se tornar cidadãos mais críticos e participativos. Os educadores devem propiciar aos alunos a visão de que a Ciência, como as outras áreas, é parte de seu mundo e não um conteúdo separado, dissociado da sua realidade. As escolas, através de seu corpo docente, precisam elaborar estratégias para que os alunos possam entender e aplicar os conceitos científicos básicos nas situações diárias, desenvolvendo hábitos de uma pessoa cientificamente instruída”. Nesse sentido, a alfabetização científica deve desenvolver em uma pessoa a capacidade de organizar seu pensamento de maneira lógica, além de auxiliar na construção de uma consciência mais crítica em relação ao mundo que a cerca, tendo como objetivo a formação de cidadãos críticos com vistas à atuação na sociedade, devendo organizar as habilidades implicadas nesse processo. Com isso, como as práticas pedagógicas do professor de Ciências da Natureza podem promover nos alunos a Alfabetização Científica?
Respostas
Resposta:
As práticas pedagógicas do professor de Ciências da Natureza poderá ser promovida através de atividades dinâmicas realizadas pelos estudantes, com experimentos científicos de visualização de todos para incentivar o desenvolvimento da alfabetização científica.
É preciso oferecer condições para que os alunos desenvolvam cada vez mais o conhecimento acerca da natureza e o respeito para com ela, sendo capazes de compreender seus fenômenos e usar seus recursos naturais e tecnológicos com sensatez, possibilitando, assim, a formação de um cidadão alfabetizado cientificamente
Estimule o aluno a ter curiosidade científica com:
• A pergunta da semana. ...
• Caixa de perguntas. ...
• Explore conteúdos que instiguem ou respondam aos questionamentos das crianças. ...
• Roda de conversa e curiosidades. ...
• Leitura e escrita de texto: Você sabia? ...
• Jogos e brincadeiras de perguntas e respostas
• Ouvir perguntas e estimular que as crianças façam questionamentos. ...
• Incentivar a criatividade e o raciocínio lógico. ...
• Desenvolver brincadeiras criativas que agucem a curiosidade
• Com de Feira de Ciências
Segundo Sasseron (2008) a alfabetização deve desenvolver em uma pessoa qualquer a capacidade de organizar seu pensamento de maneira lógica, além de auxiliar na construção de uma consciência mais crítica em relação ao mundo que a cerca.