Sintese do filme 'O menino que descobriu o vento'
tem que conter: Questões sociais, Importância da família, Paralelo dos dias atuais, Vulnerabilidade da natureza e Colonização e descolonização.
PRA HOJE POR FAVOR ATÉ AS ONZE DA MANHÃ
Respostas
Resposta:
O filme “O menino que descobriu o vento” é baseado em uma história real ocorrida em Maláui, África, em 2001 e retrata os desafios acerca da fome – com o foco em uma família que depende da agricultura para a sobrevivência – relacionando-a com os fenômenos climáticos, o descuido do governo e a falta de união dos moradores. Inicialmente, é mostrada a satisfação da família de William Kamkwamba em vê-lo frequentando a escola; entretanto, a sua estadia começa a ser dificultada devido a problemas financeiros. Estes problemas foram gerados pela dificuldade na colheita das plantações, causada por inundações nas terras de plantio no período chuvoso devido ao desmatamento por parte dos produtores de tabaco. A temporada de seca piora tudo.
O filme então narra a iniciativa de William para tentar minimizar a situação trágica de sua família e de seu vilarejo. Em seu pouco tempo de escola, aliado à sua sede de conhecimento e fina criatividade, William estudou sobre os princípios teóricos da produção de energia. Assim ele se empenhou em aplicar o seu conhecimento construindo um gerador de energia eólica para que fosse possível bombear água para a irrigação das plantações. É um retrato do potencial envolvido no conhecimento dos processos ambientais com o fim de melhorar a vida humana. O conhecimento libertou William e ele libertou o seu povo.
É, portanto, uma bela história que valoriza o estudo, a dedicação e a união cooperativa entre as pessoas. É uma valorização do poder da energia eólica. É a superação da fome e das determinações trágicas a partir da ação extraordinária de um garoto.