Av1
1)
Para a execução do projeto a seguir (Figura 1) considerou-se que o ambiente é privado, sem fins lucrativos e de visitação pública, foi solicitado a renovação do espaço para benefício dos usuários com economia de recursos e baixa manutenção. Já o desenvolvimento do projeto, a execução e a manutenção são feitos por meio de trabalho voluntário.
SILVA, ROSANA. A criação de um jardim árido – antes e depois. 17 fev. 2018. Disponível em: . Acesso em 24 fev. 2019.
antes e depois
Figura 1 - Antes, com gramado e uma palmeira azul e depois, um jardim árido cultivado com Pata de elefante, Agave dragão, Babosa, Bulbine, Crássula, Mandacaru, Iresine, Onze horas e Dracena tricolor. Foto: Silva (2018). Disponível em: . Acesso em 24 fev. 2019.
De acordo com as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Foram necessários estudos sobre o clima, solo, topografia e insolação, para subsidiar a escolha das espécies a serem usadas no local.
II. As espécies utilizadas foram escolhidas em função da baixa manutenção, por serem plantas resistentes, perenes e pouco uso de recursos hídricos.
III. Não há necessidade de preparo do solo, pois já havia na área gramado e uma palmeira azul.
IV. Foram evitadas plantas tóxicas ou que pudessem causar ferimentos, já que o espaço é de visitação pública.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
II, III e IV, apenas.
b)
I, III e IV, apenas.
c)
I, II e III, apenas.
d)
I, II e IV, apenas.
e)
I, II, III e IV.
2)
Para cada projeto paisagístico, há milhares de composições possíveis, cabendo ao arquiteto paisagista explorar toda a diversidade vegetal existente e criar as combinações que irão desenvolver ao longo do tempo, sua linguagem projetual (FRITSCH, 2018).
Após a definição do plano de massas vegetais, o paisagista precisa definir quais espécies vegetais irá utilizar e sua composição. Não há uma regra única para esse processo, pois a criatividade varia para cada pessoa, mas há uma sequência que auxilia na tomada de decisão, para quem está iniciando na arte de projetar paisagens.
FRITSCH, NOEMI YOLAN NAGY. Paisagismo: uso da vegetação em projetos de paisagismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Com relação a escolha da vegetação e sua composição, sugere-se os seguintes passos:
1. Criar uma tabela de vegetação, para compor o memorial botânico, onde constarão as informações pertinentes sobre as espécies escolhidas.
2. Pesquisar sobre as espécies que podem ser cultivadas agrupadas em maciços homogêneos ou heterogêneos, considerando época de floração, frutificação, entre outras informações importantes para o projeto.
3. Escolha das espécies arbustivas, considerando os espaços que precisam de barreiras vegetais ou cercas-vivas e sua adaptação a quantidade de luz, pois como as forrações, elas variam no cultivo em áreas sombreadas à pleno sol.
4. Escolha das espécies arbóreas, em função do porte e adaptação ao clima, escolhendo copas e florações que atendam a necessidade do cliente e/ou do projeto paisagístico.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos passos realizados.
Alternativas:
a)
3 – 2 – 4 – 1.
b)
4 – 1 – 2 – 3.
c)
2 – 4 – 1 – 3.
d)
4 – 3 – 1 – 2.
e)
1 – 3 – 2 – 4.
3)
Famoso por sua transformação, o Parque Cheonggyecheon, é atração em Seul, capital da Coréia do Sul por onde passa o rio que tem seu nome. Mas, nem sempre foi assim. No início, o rio servia como sistema de drenagem natural e coleta de esgoto da população, que moravam em suas margens. O que não deu muito certo, pois com o tempo, começaram os problemas com enchentes e inundações. O jeito foi tamponar o rio e construir uma via expressa sob ele (FRISCH, 2018).
Com base na história do Rio Cheonggyecheon e seus conhecimentos sobre a infraestrutura verde e azul, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O tamponamento do Rio Cheonggyecheon e a construção da via expressa resolveram os problemas de saneamento e poluição do rio e ocupação irregular, além de beneficiar o crescimento da frota de veículos e valorizar os bairros adjacentes.
PORQUE
II. A única opção que se tem em casos como do Rio Cheonggyecheon é mudar seu curso natural e evitar que as pessoas e as construções fiquem próximas a ele. E outro complicador para a revitalização e utilização dos princípios sustentáveis, é sua extensão e localização dentro da cidade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
1 - 1, 2 e 4
2 - 4, 1, 2 e 3
3 - as asserções I e II são FALSAS
4 - São coberturas vegetais que além de absorverem a água das chuvas, auxiliam na redução das ilhas de calor e contribuem para a biodiversidade, pois proporcionam moradia para insetos, aves e animais.
Explicação:
Corrigidas pelo AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás