1)
É objetivo da Engenharia preservar e melhorar as condições de vida da Humanidade. Para tal, o Engenheiro recorre a conhecimentos científicos e tecnológicos de elevadas complexidade e especialização que, pela sua natureza, não são acessíveis à generalidade das partes interessadas na sua atividade profissional, isto é, aqueles que são ou poderão vir a ser afetados – positiva ou negativamente - pelos resultados dos atos de engenharia praticados.
É, também, sabido que o uso imponderado ou indevido das tecnologias, bem como a deficiente qualidade de processos, produtos ou serviços concebidos e produzidos por Engenheiros, podem ter consequências trágicas, por vezes difíceis de antecipar, e comprometer direitos fundamentais das Pessoas e do Ambiente.
Tendo este texto em vista, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas à seguir:
( ) O exercício da Engenharia, como profissão de confiança pública, implica que a valorização científica e técnica seja acompanhada pelo compromisso com princípios éticos e deveres inerentes ao exercício livre e responsável da profissão.
( ) A sustentabilidade na atividade de engenharia deve ser sempre considerada enquanto a relação de custo benefício apresente resultado positivo.
( ) O engenheiro, por dever de ofício, deve submeter-se as normas e práticas adotadas pela empresa onde atua, independente de normas e legislações locais específicas.
( ) Os engenheiros devem usar de prudência, tanto nas soluções técnicas, como no desenvolvimento tecnológico e na inovação, responsabilizando-se pela qualidade, confiabilidade e segurança dos produtos e processos técnicos concebidos ou executados, promovendo a criação de valor econômico e social de forma sustentável.
( ) Os Engenheiros devem interiorizar e assumir sólidos princípios de sustentabilidade econômica, social e ambiental, com a perfeita noção do caráter finito dos recursos que nos foram legados e da sua defesa e proteção.
Ordem dos Engenheiros. Código de Ética e Deontologia e Guia. Disponível em: https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/regulamentos/codigo_ed.pdf. Acesso em: 07 jan. 2020.
Assinale a alternativa com a sequencia correta de preenchimento.
Alternativas:
a)
V - V - V - F - F.
b)
F - V - F - V - V.
c)
V - F - V - V - F.
d)
V - F - F - F - V.
e)
V - F - F - V - V.
Respostas
Resposta:
e) V - F - F - V - V.
Explicação:
Resposta:
( V ) O exercício da Engenharia, como profissão de confiança pública, implica que a valorização científica e técnica seja acompanhada pelo compromisso com princípios éticos e deveres inerentes ao exercício livre e responsável da profissão.
( F ) A sustentabilidade na atividade de engenharia deve ser sempre considerada enquanto a relação de custo benefício apresente resultado positivo.
( F ) O engenheiro, por dever de ofício, deve submeter-se as normas e práticas adotadas pela empresa onde atua, independente de normas e legislações locais específicas.
( V ) Os engenheiros devem usar de prudência, tanto nas soluções técnicas, como no desenvolvimento tecnológico e na inovação, responsabilizando-se pela qualidade, confiabilidade e segurança dos produtos e processos técnicos concebidos ou executados, promovendo a criação de valor econômico e social de forma sustentável.
( V ) Os Engenheiros devem interiorizar e assumir sólidos princípios de sustentabilidade econômica, social e ambiental, com a perfeita noção do caráter finito dos recursos que nos foram legados e da sua defesa e proteção.
Explicação: