• Matéria: Matemática
  • Autor: eltonbarrosbr
  • Perguntado 3 anos atrás

tire uma conclusão do texto.​

Anexos:

Respostas

respondido por: mariaisabel447505
0

Resposta:

Chama-se de “Política do Café com Leite” a alternância de poder entre os estados de Minas Gerais e São Paulo durante a República Oligárquica.

Explicação passo-a-passo:

Política do Café com Leite

Chama-se de “Política do Café com Leite” a alternância de poder entre os estados de Minas Gerais e São Paulo durante a República Oligárquica.

“Política do café com leite” é o nome que se dá ao processo de alternância de poder entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, que ocorreu durante a chamada “República Oligárquica”, a fase da “República Velha” (1889-1930) que teve início em 1898, sob a presidência de Campos Sales.

República Oligárquica: sistema federativo e poder regional

Sabemos que, com o advento do regime republicano no Brasil, em 15 de novembro de 1889, todo o quadro político foi alterado, o que resultou em impactos significativos na forma de condução da economia e no modo de organização da sociedade. Uma das características que definiram o período da Primeira República (1889-1930) foi o fato de ela ter sido comandada por oligarquias regionais. Isso foi possível por causa da adoção do sistema federativo de governo, que dá autonomia aos estados, descentralizando o poder. O problema é que, no Brasil, essa autonomia acabou sendo convertida no estabelecimento de “feudos” eleitorais, nos quais prevaleceram práticas como o coronelismo, que resultavam no exercício do poder a nível local de forma completamente arbitrária.

Perguntas similares