Respostas
Resposta:
Irritabilidade, diarreia, náuseas, emagrecimento, vômitos e dores abdominais entre outros sintomas.
Resposta:
Transmissão: São ingeridos em forma de ovos e quando adultos colonizam o aparelho digestivo do indivíduo, isso pode ocorrer devido a ingestão de alimentos contaminados e também mão a mão.
Sintomas:
Coçeira ao redor ânus
perda de peso
dor ao urinar
fadiga
bruxismo (ato de ranger os dentes enquanto dorme)
insônia
Explicação:
O que são oxiúros?
Os oxiúros são um tipo de verme que parasita mamíferos, principalmente primatas, como o homem. Esses bichos vão parar no intestino grosso e reto quando há contato com os ovos que eles depositam. Quando dentro do organismo, os oxiúros podem viver entre 7 e 8 semanas.
Em 2 semanas, os ovos se tornam adultos e começam a se reproduzir. Ao ar livre podem sobreviver por até 3 semanas.
*COMO SE PEGA OXIUROS*
Uma vez ingeridos pelo paciente, os ovos do oxiúros se transformam em adultos e colonizam o aparelho digestivo. Na sequência, as fêmeas colocam seus ovos próximos ao ânus, favorecendo a infestação, especialmente em crianças que têm por hábito colocar os dedos na boca. A infecção recebe o nome de oxiurose.
DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico da presença de oxiúros é feita pela observação dos ovos nas fezes e retirada de amostras da região do ânus. A observação microscópica da amostra permite encontrar os parasitas. Esse tipo de teste é realizado quando o paciente se queixa de coceiras anais. Os oxiúros também podem ser observados a olho nu movendo-se pelo ânus. Um exame de sangue também permite o diagnóstico através da presença de polimorfonucleares eosinófios, um tipo de glóbulo branco.