3. Ao observar a esperança, o menino faz constatações como: "Ela só tem alma"; "Ela é burrinha”; “...) olhe, coitada, como ela hesita"; "Parece que esperança não tem olhos ...), é guiada pelas antenas”, “Ela se esqueceu de que pode voar [...] e pensa que só pode andar devagar assim". Explique a interpretação que a mãe intencionalmente dá a essas constatações do filho.
Respostas
respondido por:
16
A respeito do texto “Uma esperança”, de Clarice Lispectos, podemos afirmar:
- A mãe, ao ouvir as constatações do filho sobre a inteligência, a hesitação e a ausência de olhos do inseto esperança, interpreta suas observações de uma maneira que vai da tragédia e da aceitação até a tristeza pela condição do inseto. Podemos comprovar isso no trecho: “Ela é burrinha, comentou o menino. -- Sei disso, respondi um pouco trágica. -- Está agora procurando outro caminho, olhe, coitada, como ela hesita. -- Sei, é assim mesmo. -- Parece que esperança não tem olhos, mamãe, é guiada pelas antenas. -- Sei, continuei mais infeliz ainda”.
Instinto de mãe
Para a mãe, a esperança inseto é um animal sensível, de tamanha delicadeza que não se sente seu toque, apenas visualmente conseguimos perceber a sua presença, mas, enfim, é uma presença de corpo e alma. Assim como cuida dos filhos, sente-se impelida a cuidar da esperança, para que seu esqueleto verde e delicado não seja ameaçado por algum mal.
Saiba mais sobre Clarice Lispector em:
https://brainly.com.br/tarefa/9795798
#SPJ2
Anexos:
marthmillercastroalv:
Hummm
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás