ETAPA 01 - QUESTÕES PARA OS ALUNOS DE ESTÉTICA E COSMÉTICA - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PODOLOGIA: 1) A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo um órgão vital. Suas funções são: regulação térmica, defesa orgânica e funções sensoriais. Mediante a isto, cite quais são os tipos de pele que uma pessoa pode apresentar. ETAPA 02 - QUESTÕES PARA OS ALINOS DE ESTÉTICA E COSMÉTICA: 1) A esfoliação na pele oleosa é recomendada duas vezes na semana, para aumentar a permeação dos ativos. Existe algum fator nessa pele que dificulta a permeação de ativos? 2) É muito comum a pele oleosa apresentar algum grau de acne, por isso os ativos para pele oleosa e acneica são comumente os mesmos. Com base nessa afirmação escolha três ativos que podem ser incluídos no skincare desse(a) paciente com pele oleosa, visando reduzir essa produção.
Respostas
Resposta:
ETAPA 02 - Estética
Resposta 01
Os tipos de pele são: Pele seca, pele oleosa, pele mista, pele sensível e pele normal.
Pele Seca: Pouca produção sebácea, a pele é pouco lubrificada e hidratada, textura fina, áspera (opaca) e sem brilho, com facilidade de aparecer rugas, e tende a ficar descamando e repuxando.
Pele Oleosa: Apresenta poros dilatados e visíveis (testa, nariz e queixo), poucas linhas de expressão (envelhecimento mais lentamente), espessura aumentada, produção excessiva de óleo (mais probabilidade de seborreia), bem resistente às agressões.
Pele Mista: Apresenta oleosidade na região central do rosto (zona T) e nas demais regiões é normal ou seca.
Pele Sensível: Pele fina, frágil e delicada, pouca oleosidade, aparência áspera e com tendência a formação de rugas, irritabilidade, prurido, sensível às mudanças climáticas.
Pele Normal (eudérmica): Secreção sebácea normal, grau adequado de hidratação, aspecto aveludado e agradável ao tato, brilho e elasticidade normais, os poros são diminutos, visualizam-se os orifícios, porém não se apresentam dilatados, pele perfeita.
Livro pág 35 livro Unicesumar dermatologia e Disfunções da Pele
Resposta 02
Sim. A pele oleosa forma um manto hidrolipídico de difícil permeação. .
Existem barreiras naturais que dificultam essa penetração, o estrato córneo é composto por lipídios que estão organizados de forma a construir uma barreira impermeável, resultando na formação de bicamadas lipídicas resistentes a certas substâncias e o desafio dos cosméticos é romper essa barreira por meio da atuação de princípios ativos inovadores, com ação mais acentuada.
Pag 29 e 31 livro Unicesumar dermatologia e Disfunções da Pele
Resposta 2.2)
Ácido salicílico: Auxilia a tratar a hiperqueratinização da pele e proporciona um efeito esfoliante, auxiliando no tratamento da acne.
Óxido de zinco: Pois tem efeito cicatrizante e proporciona proteção solar.
Retinol: Pois também atua no tratamento da acne e ajuda a complementar a limpeza da pele.
pág 97 livro Unicesumar dermatologia e Disfunções da Pele
Explicação: