• Matéria: Contabilidade
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 3 anos atrás

No que diz respeito à moral, o contexto de sua meditação toma como referência o ambiente protestante em que formou seu espírito. À vista da multiplicidade de interpretações do texto bíblico, Kant entendeu que a fundamentação da moral não devia ficar na exclusiva dependência da religião. No empenho de encontrar-lhe fundamentos racionais, inspira-se nos ingleses que intervieram no debate acerca da moralidade na primeira metade do século.

No que diz respeito ao comportamento moral do indivíduo o que Kant recomenda

Respostas

respondido por: claudiacaetanoo
1

Resposta: No que diz respeito ao comportamento moral, Kant recomenda que os indivíduos obedeçam àquilo que ele chama de Imperativo Categórico.

O Imperativo Categórico, para Kant, é um exercício racional que pode conduzir à uma moral racional. Para chegar ao Imperativo Categórico, basta que o indivíduo reflita e se pergunte se a sua ação pode ser universalizada, ou seja, se todos os seres humanos poderiam agir o mesmo e a sociedade continuaria funcionando de um bom modo.

Se a resposta for positiva, o indivíduo deve obedecê-lo e realizar o Imperativo Categórico, posto que é uma ação racional e a moral, se submetida à razão, é sempre verdadeira.

O Imperativo Categórico é muitas vezes comparado com o princípio ético conhecido como a Regra de Ouro, que diz que você não deve fazer aos outros aquilo que você não desejaria que fosse feito contra você.

Há, contudo, alguns problemas que surgem desta perspectiva: para Kant, por exemplo, é um Imperativo Categórico que não se deve mentir, pois mentir vai contra o ordenamento racional do mundo, e o ordenamento racional do mundo é benéfico à todos.

Nesta perspectiva, por exemplo, não se deveria mentir nem mesmo para salvar uma vida, algo que os críticos de Kant apontam como uma evidente falha na moral baseada no Imperativo Categórico: ela é rígida demais e, por vezes, acaba recomendando ações imorais.

Perguntas similares