1) Muito utilizada por empresas durante seu planejamento estratégico e na elaboração de novos projetos, a matriz SWOT é uma situação do negócio perante o cenário econômico, que auxilia o empreendedor a tomar as melhores decisões. O principal objetiv SWOT é fazer um diagnóstico estratégico a fim de prever e/ou prevenir condições negativas. Além disso, através dela é possível e façam o empreendimento se diferenciar. Enunciado: A matriz SWOT mede quais aspectos da empresa? Estes aspectos estão relacionados a quais ambientes, respectivam Fonte: CANTIDIO (2017) Alternativas:
a) Pontos fortes e fracos (externo); desenvolvimento e perspectiva (externo).
b) Pontos cruciais e especiais (interno); oportunidades e ameaças (interno).
c) Pontos fortes e fracos (interno); desenvolvimento e perspectiva (externo).
d) Pontos fortes e fracos (interno); oportunidades e ameaças (interno).
e) Pontos fortes e fracos (interno); oportunidades e ameaças (externo).
Respostas
Resposta:
Correta
e) Pontos fortes e fracos (interno); oportunidades e ameaças (externo).
Explicação:
Análise ou matriz SWOT – em português, análise ou matriz FOFA – é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores. São eles, em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
* FORÇAS: São as vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Seus diferenciais competitivos, as aptidões mais fortes do seu negócio. Podem dizer respeito também aos elementos internos que beneficiam o seu empreendimento ou fatores que estão sob o seu controle – que você consegue, por exemplo, decidir se mantém ou não. Algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo são: Quais são as minhas melhores atividades/produtos/serviços? Qual é a minha maior vantagem competitiva? O quão felizes meus clientes estão?
*OPORTUNIDADES: Nada mais são do que forças externas que impactam positivamente a sua empresa. Você não pode controlá-las, mas pode usufruir delas – desde que sejam reais e possuam embasamento em pesquisas ou estudos.Além disso, elas podem surgir a qualquer momento, e o ideal é que você esteja preparado! Estamos falando de eventos como uma parceria com o seu concorrente, um modismo passageiro que aumente o consumo do seu produto, mudanças na política econômica do governo, novas leis, etc.
*FRAQUEZAS: São pontos que podem prejudicar e/ou interferir negativamente no andamento da empresa. Essa etapa exige muita sinceridade por parte do realizador da análise SWOT, afinal, é preciso identificar esses, digamos, “defeitos” do seu negócio para que o método faça sentido. As fraquezas encontradas, então, precisam ser examinadas e observadas de forma individual. Assim, será possível resolver os problemas que elas estão gerando. Caso não seja possível solucioná-los a curto prazo, o recomendado é tentar ao menos reduzir seus efeitos ou contorná-los, para que eles estejam mais próximos de ser uma força do que uma fraqueza. Algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo são: Por que meu concorrente foi escolhido ao invés de mim? Meus funcionários são os ideais para esse trabalho? Por que meus clientes não estão engajados?
*AMEAÇAS: São o contrário das oportunidades: forças externas que influenciam negativamente o seu negócio. Do que você tem medo? Se isso acontecer realmente, já sabe o que fazer? É necessário pensar em possíveis eventos que prejudicariam seus lucros e o empreendimento como um todo. Exemplos: Escassez de mão de obra; Catástrofes naturais; Roubo de dados; Novos e melhores concorrentes, entre outros.