Antecedendo a popularização da análise de dados, dois fatores guiavam a gestão de pessoas nas organizações, a experiência adquirida e o feeling. No entanto, embora a experiência seja importante e pode auxiliar na gestão de pessoas, o feeling se mostra muito prejudicial e passível de falhas, em virtude de não possuir um embasamento real e vir carregado de preconceitos e estereótipos. ZANFOLIN, Thainá. Transformação digital no processo de gestão de pessoas. Disponível em: Acesso em 25 Out, 2021. Considerando as informações acima e as possíveis aplicações do People Analytics em substituir o feeling por dados, analise as afirmativas a seguir. I. Aplicada na melhora da performance do time, possibilita identificar quais competências e habilidades são pontos em comum nos profissionais de melhor desempenho, auxiliando no que tange os processos de treinamento e desenvolvimento. II. Contribui diretamente para a retenção de talentos por meio de análises que possibilitam compreender os principais motivos de desligamento, sendo consideradas informações como dados de engajamento, relacionamento com o gestor, performance, faltas, etc. III. Contribui na otimização do recrutamento e seleção, onde a avaliação dos colaboradores com base em diferentes variáveis, como performance, comportamentos e até dados demográficos possibilitam identificar competências e características para a configuração de um candidato ideal. IV. Associada às pesquisas de clima, a ferramenta pode ser aplicada para mensurar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente da empresa e melhorar o engajamento e a motivação da equipe. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: II e IV, apenas. Alternativa 4: I, III, IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
I, III e IV
Explicação:
Alternativa D
Resposta:
I, II, III e IV
Explicação:
Alternativa 5:
Explicação:
I. Aplicada na melhora da performance do time, possibilita identificar quais competências e habilidades são pontos em comum nos profissionais de melhor desempenho, auxiliando no que tange os processos de treinamento e desenvolvimento.
II. Contribui diretamente para a retenção de talentos por meio de análises que possibilitam compreender os principais motivos de desligamento, sendo consideradas informações como dados de engajamento, relacionamento com o gestor, performance, faltas, etc.
III. Contribui na otimização do recrutamento e seleção, onde a avaliação dos colaboradores com base em diferentes variáveis, como performance, comportamentos e até dados demográficos possibilitam identificar competências e características para a configuração de um candidato ideal.
IV. Associada às pesquisas de clima, a ferramenta pode ser aplicada para mensurar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente da empresa e melhorar o engajamento e a motivação da equipe.