Criança de 4 anos de idade foi levada ao consultório odontológico devido à história de dificuldade de se alimentar pela presença de dor nos dentes. A história clínica revelou que a criança apresentava boa saúde geral, apesar do baixo peso para a idade. A mãe relatou que a criança tinha hábitos de comer muita bolacha recheada e balas, pois o avô era dono de uma mercearia. O exame intrabucal revelou péssima higiene bucal, presença de opacidades e lesões de manchas brancas na face vestibular de todos os dentes e lesões cavitadas em todos os molares decíduos.
Com o objetivo de realizar uma intervenção eficaz para este caso, avalie os seguintes procedimentos:
I A pessoa responsável pela paciente deve receber instruções de higiene bucal adequada.
II É necessária a mudança nos hábitos alimentares dessa criança, com redução da ingestão de alimentos açucarados.
III Precisamos saber como é realmente a alimentação do paciente, o que pode ser realizado através de diários alimentares, entrevistas ou questionários.
IV O atendimento odontológico deve ser adiado, primeiro solicitar avaliação nutricional do paciente, pois há alto consumo de açúcar e alimentos não nutritivos. Após a alta da nutricionista, realizar os procedimentos odontológicos.
É RECOMENDADO o que se afirma em
a.
I, III e IV, apenas.
b.
II, III e IV, apenas.
c.
I, II e III, apenas.
d.
I e II, apenas.
e.
I e III, apenas.
Respostas
Resposta:
I,II e III
Explicação:
Sobre o caso apresentado, a conduta ideal seria orientar a pessoa responsável pela criança sobre instruções de higiene bucal adequada; orientar sobre mudanças de hábitos alimentares, reduzindo principalmente o consumo de açúcar; avaliar a fundo a alimentação da paciente, por meio de diários alimentares, entrevistas e questionários; por fim, encaminhá-la a uma consulta e avaliação odontológica (letra C).
Saúde Bucal
No caso apresentado, a criança apresenta sérios erros alimentares e de higiene que repercutem na saúde oral. Nesse sentido, é preciso orientar o responsável pela criança acerca da necessidade de uma alimentação mais equilibrada, com menor quantidade de açúcares, bem como dar instruções sobre a higiene oral correta.
Em seguida, é preciso que haja uma avaliação mais minuciosa dos hábitos alimentares da criança, podendo ser necessário um acompanhamento com nutricionista. Por fim, deve-se encaminhá-la ao serviço de odontologia, para que seja realizada a avaliação odontológica o mais cedo possível. Logo, os itens I, II e III estão corretos.
Outra questão sobre saúde bucal:
https://brainly.com.br/tarefa/50471225
#SPJ2
me chama no inst a @hellen.crysttynna