• Matéria: ENEM
  • Autor: karollynnebrozz4396
  • Perguntado 3 anos atrás

Para obter conhecimento de todas as coisas que o homem pode saber, é necessário que ele o deduza das primeiras causas, de maneira que, para estudá-lo e adquiri-lo, é preciso começar pela investigação dessas primeiras causas, isto é, dos princípios. Estes devem ter duas condições: que sejam claros e evidentes; que seja deles que dependa o conhecimento das outras coisas. Descartes, r. Carta-prefácio da edição francesa dos princípios da filosofia. São paulo: martins fontes, 2003 (adaptado). Texto ii cognição lockiana em primeiro lugar, os nossos sentidos, na relação com objetos sensíveis particulares, introduzem na mente várias percepções distintas de coisas, consoante os diversos modos, segundo os quais esses objetos os afetam. Chamo "sensação" a esta fonte. Em segundo lugar, a outra fonte é a percepção das operações interiores da nossa própria mente enquanto se debruça sobre as ideias que recebeu, abastecendo o entendimento de uma outra série de ideias. A esta fonte denomino "reflexão". Locke, j. Ensaio sobre o entendimento humano. Lisboa: calouste gulbenkian, 2010 (adaptado). Acerca das ideias como fundamento do saber confiável, estes dois autores diferem quanto à sua a) origem. B) duração. C) utilidade. D) remissão. E) qualidade

Respostas

respondido por: Danas
0

Descartes fala que o conhecimento se origina da causa, já Locke fala que o conhecimento se origina da ideia e da reflexão (alternativa A).

Da onde surge o conhecimento?

Não dá para indicar uma única fonte, o conhecimento depende sim da experimentação e da reflexão, criando ideias para serem exploradas, mas também depende da exploração das causas de fatos.

A metodologia científica une esses dois pensamentos, demandando uma ideia para seguir pela exploração de causas para os efeitos estudados.

Venha estudar mais sobre o conhecimento

https://brainly.com.br/tarefa/41191766

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares