A locomoção é uma função complexa de se locomover com os pés que necessita de um trabalho muscular coordenado entre os músculos que se destinam a essa função. Nesse sentido, a marcha apresenta ciclos de apoio e balanço. A fase de apoio corresponde a 60% do total do ciclo da marcha, sendo assim, os grupos musculares ativos na fase da marcha, extensores do quadril e extensores do joelho, correspondem, respectivamente, a que fase? A. Resposta à carga e choque do calcanhar. B. Apoio médio e apoio terminal. C. Choque do calcanhar e apoio médio. D. Pré-balanço e apoio médio. E. Apoio médio e pré-balanço.
Respostas
Resposta:
Alternativa B
Apoio médio e apoio terminal
Explicação:
Apoio médio
Caracterizado pelo apoio simples, o principal objetivo dessa fase é promover o avanço do corpo sobre o pé estacionário. Nesse evento ocorre o Segundo mecanismo de rolamento. No final da resposta à carga, a força de reação do solo desloca-se anteriormente ao tornozelo gerando um momento externo dorsiflexor. A partir daí, a dorsiflexão do tornozelo aumenta progressivamente durante o apoio médio. Entretanto, para que essa dorsiflexão não ocorra de forma exagerada, é necessária uma modulação realizada pela contração excêntrica músculo solear. Assim, esse processo gera um momento interno flexor plantar, no intuito de “frear” a dorsiflexão exagerada.
Apoio terminal
O apoio terminal também é caracterizado pelo apoio simples. É durante este tipo de apoio que ocorre a extensão máxima dos joelhos e quadris. Nesse evento, ocorre:
– Estabilização articular dos quadris: acontece para contrapor a força de reação ao solo que, nesse momento, é deslocada posteriormente ao centro da articulação do quadril, gerando um momento externo extensor. Essa estabilização é realizada pelas estruturas capsuloligamentares anteriores, que vão gerar um momento interno flexor;
– Pico de dorsiflexão do tornozelo: nesse momento a força de reação ao solo ainda é anterior à articulação, produzindo um momento externo dorsiflexor. Nesse período, o músculo solear mantém sua contração excêntrica com objetivo de evitar o aumento da dorsiflexão no apoio terminal.