Observe as placas explicativas abaixo:
Fonte –(Carta Capital, São Paulo: Confiança, ano VIII, N. 201, P.10,7 AGO.2002).
CAMARGO, J. E. e SOARES, L. O Brasil das placas: viagem por um Brasil ao pé da letra. São Paulo: Panda Books, 2007. p. 104.
Agora, leia atentamente essas opiniões expressadas por Bechara (2009): “Nem todas as sociedades do mundo têm a escrita, mas todos fazem uso de uma língua oral. Nas sociedades letradas, mesmo as pessoas consideradas analfabetas lidam de alguma forma com a escrita dos muros, dos outdoors, dos rótulos de produtos, dos folhetos, interpretando de alguma forma esses símbolos escritos. Nesse sentido, elas podem ser consideradas indiretamente letradas. A escrita não é um mero registro da fala, pois surgiu para expressar diferentes necessidades comunicativas e cognitivas dos seres humanos. Alguns imaginam que escrever é simplesmente transpor para o papel, sob a forma de letras, os enunciados da fala. Essa ideia se apóia no fato de que a base do sistema de escrita que utilizamos é alfabético: usamos sinais gráficos (letras) para representar unidades de som menores do que as sílabas (fonemas)” (BECHARA, 2009).
Agora, diante de tudo que você estudou, apresente sua opinião, sobre as seguintes indagações:
- O que esse texto revela sobre o contato que tem seu autor com as práticas de escrita?
- Que marcas presentes nas placas violam o que se esperaria de uma escrita desenvolvida dentro dos padrões ortográficos vigentes no português?
Lembre-se que suas considerações devem estar em um texto de no máximo 5 (cinco) linhas.
Respostas
respondido por:
7
não
não sei a resposta
não sei a resposta
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás