Respostas
Resposta:
Sim
Explicação:
A bulimia é um transtorno alimentar que ocasiona, principalmente, momentos de grande ingestão de alimentos e momentos em que o paciente tenta compensar esse ato impulsivo, forçando, geralmente, o vômito ou, então, fazendo uso de laxantes e diuréticos.
Vale destacar, no entanto, que nem sempre o paciente bulímico perde peso, pois ocorre a absorção de parte do alimento ingerido. Todavia, ao forçar vômitos e a eliminação de fezes e líquidos, o paciente desencadeia um processo de desidratação e perda de sais. Com o tempo, a perda de nutrientes leva à osteoporose, queda de cabelo, ressecamento das unhas, dores abdominais e vários outros problemas que podem levar ao óbito.
Na anorexia, por sua vez, o paciente não força a eliminação dos alimentos ingeridos. Por acreditar que está acima do peso, mesmo não estando, e em razão do medo de ganhar algumas gramas a mais, o paciente inicia dietas tão restritas que podem levar à desnutrição.
Nos pacientes anoréxicos, observa-se uma clara perda de peso, que, como já ressaltado, pode não ser observada nos bulímicos. Além do emagrecimento, as pessoas com anorexia começam a apresentar queda de cabelo, problemas cardíacos, enfraquecimento das unhas e até mesmo problemas ósseos e depressão. Em mulheres, os ciclos menstruais tornam-se irregulares e pode ocorrer infertilidade. Assim como na bulimia, a anorexia pode desencadear grande fraqueza e desnutrição, que, por sua vez, podem levar à morte.