• Matéria: Biologia
  • Autor: natanaeletaynara
  • Perguntado 3 anos atrás

Se um gato cinzento heterozigoto for cruzado com uma fêmea do mesmo genótipo (ou seja, também heterozigota) e com ela tiver 16 descendentes, qual a proporção mais provável para os genótipos dos seus filhotes?


Anônimo: olá, faço trabalhos e provas.

wa.me/+5588992941756?text=oiiii
HELLEN12142343253252: Olá, tudo bem? Precisa de ajuda com trabalhos? Faço provas, trabalhos, resumos, slides, portifólios, mapas mentais, atividade mapa e muito mais, se tiver interesse esse é nosso contato.
88 9 9376-8255
Anônimo: Olá, tudo bem? Precisa de ajuda com trabalhos? Faço provas, trabalhos, resumos, slides, portifólios, mapas mentais, atividade mapa e muito mais, se tiver interesse esse é nosso contato.
88 9 9376-8255

Ou é só clicar nesse link que vc irá direto pra ele.
https://wa.me/+5588993768255?text=Oi

Respostas

respondido por: vIkeda
3

Seria esperado uma proporção de \frac{1}{4} de indivíduos homozigotos dominantes (4 indivíduos), \frac{2}{4} de indivíduos heterozigotos (8 indivíduos) e  \frac{1}{4} de indivíduos homozigotos recessivos (4 indivíduos).

Como resolver essa questão?

Para resolver essa questão devemos nos relembrar da Primeira Lei de Mendel. Ela defende que uma característica é determinada por um par de fatores que se separam quando há a formação dos gametas. Ou seja, na formação de um filhote de gato, metade de seu genótipo irá vir da mãe, e metade do pai.

Sabendo disso, podemos nomear arbitrariamente os alelos de "A" (para os dominantes) ou "a" (para os recessivos). Como o enunciado nos diz que ambos os pais são heterozigotos, sabemos portanto que os genótipos são "Aa".

Para encontrarmos a proporção mais provável dos genótipos dos 16 filhotes, podemos realizar o cruzamento "Aa x Aa". Para facilitar a visualização desse cruzamento, podemos criar um quadro na qual a primeira linha e a primeira coluna representam os genótipos dos pais, como pode ser visto abaixo:

\left[\begin{array}{ccc}&A&a\\A&&\\a&&\end{array}\right]

Agora, relacionando as linhas e colunas, podemos unir os genótipos parentais para formar as possibilidades de genótipos dos filhotes. Então, temos:

\left[\begin{array}{ccc}&A&a\\A&AA&Aa\\a&Aa&aa\end{array}\right]

A partir disso, basta contar a quantidade de genótipos:

  • De 4 genótipos, apenas um é homozigoto dominante (AA). Portanto, proporção de  \frac{1}{4}.
  • De 4 genótipos, dois são heterozigotos (Aa). Portanto, proporção de  \frac{2}{4}.
  • De 4 genótipos, apenas um é homozigoto recessivo (aa). Portanto, proporção de  \frac{1}{4}.

Por fim, bastar calcular o número de filhotes com determinado genótipo:

  • \frac{1}{4} de 16 é 4. Portanto, é provável que haja 4 filhotes "AA" e 4 filhotes "aa".
  •   \frac{2}{4} de 16 é 8. Portanto, é provável que haja 8 filhotes "Aa".

Saiba mais sobre genética em: brainly.com.br/tarefa/508309

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares