você, como profissional ou professor de Educação Física, deverá propor alguns jogos e brincadeiras que desenvolvam ou estimulem os elementos psicomotores, para um grupo de 12 crianças com idade entre 04 e 06 anos.
Respostas
Resposta:
1 – Corda
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora ampla e o esquema corporal. Além disso, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
2- Esponjas
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal e melhorar o tônus muscular.
3- Sapos em Fila
Objetivo: coordenação, trabalho em grupo, atenção
Em fila, os alunos seguram firme na cintura de quem está na frente. Dado o sinal, os participantes avançam pulando com os dois pés ao mesmo tempo. Se a fila romper, o grupo volta a linha de largada. Vence a turma que alcançar a linha de chegada primeiro.
As atividades essenciais de psicomotricidade para trabalhar na educação infantil
1- Caminhada companheira
Esta brincadeira desenvolve a ideia da tolerância entre as crianças. Ela deve ser aplicada sempre que houver necessidade das crianças andarem juntas, como para ir a sala de aula, ao pátio, a quadra, etc.
Execução: O professor deverá colocar as crianças em fila indiana. No inicio da atividade de psicomotricidade, peça que coloquem uma das mãos sobre o ombro do coleguinha da frente para delimitar um espaço para os passos. Feito isso peça que tirem as mãos e sigam até o destino.
A regra é, quem quiser correr ou andar mais rápido que as outras crianças devem se controlar e aguardar ou quem for mais lento precisa andar mais depressa. Se houver alguma criança com dificuldade de locomoção, os coleguinhas terão de esperá-lo.
2 – Corre cotia
Essa brincadeira precisa de mais crianças para ser mais incrível. Estimula a atenção, coordenação, velocidade, agilidade.
3 – Morto-vivo
Objetivo: atenção, agilidade, coordenação.
1 – Caixinha das sensações
A caixa das sensações visa trabalhar os sentidos através das sensações que os objetos ali dentro colocados despertam nas crianças.
2 – Música
O objetivo desta atividade lúdica é estimular a criança a aprender a ouvir e prestar atenção aos sons.
3 – Cada um é do seu jeito (construção de identidades)
Esta atividade visa auxiliar a criança a construir a imagem do próprio corpo, além de trabalhar a autoestima e autoimagem.
Material: Papel Kraft, canetinhas hidrocor, fita adesiva e tesoura.
Execução: Você pedirá para cada criança deitar sobre uma folha de papel e em seguida irá desenhar a silhueta dela. Escreva o nome da criança e entregue a ela. Quando todos estiverem com suas folhas de papel peça que completem desenhando os olhos, o nariz, a boca e etc. Neste momento, você pode incentivar a criança a observar o próprio corpo.
Quando todos tiverem concluído os desenhos, cole-os lado a lado na parede e peça que eles observem o próprio desenho e o dos coleguinhas. Neste momento, você deverá estimular a observação, peça que comentem sobre as diferenças nos desenhos (como altura, por exemplo). Aproveite o momento dos comentários para conversar bastante com elas sobre as particularidades de cada uma.
Cuidados especiais com seu aluno na educação infantil na hora de trabalhar a psicomotricidade
Quanto mais habilidades o educar ajudar a criança a desenvolver, melhor e mais gratificantes serão as competências que ela irá projetar futuramente.
Pensar em atender as necessidades da criança, proporcionando seu desenvolvimento e não apenas que ela cumpra as tarefas impostas.
A criança precisa sentir segurança na atividade e no professor;
Não ridicularizá-la ou puni-la quando cometer erros. Nem compará-la a outras crianças;
Elogiar quando a criança fizer a coisa certa, e quando fizer errado, lhe dê a certeza que pode fazer bem melhor;
Deve-se passar tranquilidade à criança, evitar falar alto ou usar ações extremas. Falar de maneira clara e direta, mas sem imposição;
Sempre que for fazer mudanças de métodos de aula, ou na rotina do aluno, fazer aos poucos para a criança se adaptar;
Crianças nessa fase trabalham melhor em grupos pequenos de 4 a 5 crianças;
Evitar atividades muito extensas. A criança nessa fase se cansa facilmente, nem tanto pelo cansaço físico, mas por ficar entediada tendo que executar a mesma tarefa por muito tempo.
Explicação: espero ter ajudado vc e a outras pessoas tb