Ocorreram mudanças sensíveis na cultura jurídica brasileira no século XIX, que se inicia sob o signo da modernidade. As revoluções burguesas e o absolutismo ilustrado, que na Europa abriam as portas para compreender o humano como valor fundamental da sociedade, encontravam um forte contraste com o sistema colonial brasileiro, cuja marca era a violência imposta aos trabalhadores escravizados e a dinâmica contraditória da relação metrópole-colônia, que acabou por definir um espaço subjugado. O liberalismo brasileiro serviu tão bem aos interesses das oligarquias locais que pôde conviver com a institucionalização da escravidão, tornando-se uma aparente ambiguidade, porém com a marca da política brasileira: uma retórica liberal e uma prática oligárquica, um conteúdo conservador e reacionário sob a aparência da democracia.
Com relação a essa ideologia de tantas caras do liberalismo brasileiro, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a descrição ou caracterização da chamada “face heroica”:
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presente como cimento da cultura jurídica em construção, sobretudo para compreender a profunda distinção entre o revolucionário liberalismo europeu e o brasileiro, e como este último serviu de suporte aos interesses das oligarquias vinculadas à monarquia imperial
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