• Matéria: Biologia
  • Autor: analuciabarretomarti
  • Perguntado 3 anos atrás

quais fatores de evolução que atuam no caso de evolução da borboleta lua azul?


hellen81342343442343: Olá, tudo bem? Precisa de ajuda com trabalhos? Faço provas, trabalhos, resumos, slides, portifólios, mapas mentais, atividade mapa e muito mais, se tiver interesse esse é nosso contato.
88 9 9376-8255

Ou é só clicar nesse link que vc irá direto pra ele.
https://wa.me/+5588993768255?text=Oi
HELLEN4234234324324: Olá, tudo bem? Precisa de ajuda com trabalhos? Faço provas, trabalhos, resumos, slides, portifólios, mapas mentais, atividade mapa e muito mais, se tiver interesse esse é nosso contato.
88 9 9376-8255

Ou é só clicar nesse link que vc irá direto pra ele.
https://wa.me/+5588993768255?text=Oi

Respostas

respondido por: lukazviktor
0

Resposta:

Cientistas observaram um evento raro que ocorreu em ilhas do Pacífico Sul. Uma espécie de borboleta sofreu processo de evolução em um curto espaço de tempo.

Pesquisadores ingleses divulgaram que borboletas tropicais da espécie Lua Azul desenvolveram, muito rapidamente, uma forma de se defender contra uma bactéria que mata somente os machos da espécie.

Tudo isso começou há seis anos quando os cientistas fizeram estudos nas ilhas do Pacífico Sul e notaram que os machos representavam apenas 1% da população das borboletas Lua Azul que vive naquela região.

Ilha do Pacífico sul

No ano passado, os cientistas refizeram as pesquisas e constataram que nos insetos machos havia surgido um gene supressor capaz de conferir resistência à bactéria e que os machos já representavam 40% da população de borboleta estudada.

Os pesquisadores ainda não têm certeza se o novo gene surgiu de uma mutação da espécie local ou se foi introduzido por borboletas migratórias provenientes do sudeste asiático, onde tais mutações já haviam sido observadas.

A bactéria do gênero Wolbachia é transmitida pela borboleta fêmea apenas aos embriões machos e causa a morte dos insetos antes de saírem do casulo.

Algumas bactérias afetam a formação de estruturas vitais durante o desenvolvimento da larva em alguns insetos, como as borboletas, e isto causa a morte do animal.

Segundo os pesquisadores, este é o mais rápido caso relatado da ação da seleção natural já observado. Normalmente, o processo de seleção natural age ao longo de milhares de anos e isto é o que chama atenção neste caso, considerado muito importante para a ciência.

Mais uma vez, a natureza nos mostra que ainda temos muito a estudar para entender como a vida funciona sobre o planeta Terra. Esta notícia mostra que estudos são cada vez mais necessários para se entender os processos evolutivos e a capacidade de recuperação das espécies quando colocadas em situações adversas.

Explicação:

Perguntas similares