No art. 24 da LDBEN, no inciso V, coloca que:
[...] a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;
c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;
d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito;
e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos (BRASIL, 1996, s/d).
A relação currículo e avaliação escolar tem como um dos principais objetivo propiciar que os alunos relacionem, associem e articulem o conhecimento sistematizado por meio de atividades avaliativas com base em critérios formativos, diagnósticos e somatório.
Nesse sentido, cabe o professor desenvolver ao longo do processo de aprendizagem práticas pedagógicas que auxiliam a assimilação destas sistemáticas no ambiente escolar. Aprendemos, nesta disciplina, que a escolha dos componentes curriculares, bem como, o modelo de avaliação adotado são fundamentais para que se possa atingir resultados satisfatório na trajetória escolar dos alunos (as).
Dessa forma, análise o caso abaixo;
O Professora Ana Paula, responsável por uma turma de 5º ano, do ensino fundamental anos iniciais, trabalhou no 3º bimestre, sobre “Ditadura Militar”, na disciplina de História. Ao longo do bimestre a docente contextualizou o período histórico, com base em textos didáticos, trouxe fotos e reportagens para ampliação de conhecimento, promoveu e mediou atividades em sala de aula e, ainda, elaborou questões para que os alunos (as) entrevistassem seus pais, parentes e/ou vizinhos.
Nas aulas, os alunos (as) eram constantemente questionados pela professora, ela demonstrava interesse em ensinar e a identificar se estavam compreendendo aspectos de cunho social, econômico ou cultural do período na nação brasileira. No dia da entrega do trabalho, Lorenzo, um dos alunos aproximou-se da mesa em que a professora estava e relatou que seu pai, professor de História, da universidade local de sua cidade, havia se encantado com sua explicação do filho sobre a temática e havia o convidado para assistir um filme que retratava alguns fatos sobre a “Ditadura Militar”.
A professora ficou pode observar que o trabalho realizado havia sido internalizado pelo aluno, especialmente, ao final do bimestre quando ao corrigir a avaliação formativa, identificou que Paulo, havia atingido pontuação acima da média.
Com base nas quatro Unidades de Ensino, referente a disciplina “Currículo e Avaliação da Aprendizagem”, bem como, no estudo de caso apresentado, reflita e responda:
1 – Considera que os métodos de ensino e de avaliação adotados pela professora foram satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem dos alunos em sala de aula? Justifique.
2 – Descreva por que o processo avaliativo é importante no processo de ensino e aprendizagem?
Respostas
Resposta:
Sim,a coerência entre o que o professor ensina e a forma como ele avalia a aprendizagem é o primeiro fator para encaminhar um bom processo educativo. O aluno, em uma avaliação, deve ser levado a pensar, a buscar novos recursos, com finalidade de chegar a um denominador comum e atingir o conhecimento, sendo que o professor é parte fundamental na avaliação. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar os métodos avaliativos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Um bom processo avaliativo depende dos três principais tipos de avaliação existentes, sendo elas: a diagnóstica, que é feita quando o aluno chega à escola, geralmente no início de um curso, período letivo ou unidade de ensino, podendo ser feita de forma individual ou em conjunto; a formativa, que permite ajustar o processo de ensino-aprendizagem, detectando os pontos frágeis de cada estudante e respondendo às características de cada um deles, podendo ser realizada periodicamente e diariamente, ao rever cadernos, o dever de casa e participação; e a somativa, uma decisão que leva em conta a soma de um ou mais resultados e pode ser baseada numa só prova final, podendo ser utilizados dados obtidos na avaliação formativa como forma de resultados. Conclui-se então, a relevância dos métodos avaliativos ao longo de um processo educativo, bem como a sua contribuição para o ensino-aprendizagem dos discentes. Portanto, a avaliação não deve ser vista apenas como uma prova com questões abertas e fechadas ou como um momento de tensão e julgamento pelos alunos, e sim como um momento de análise e feedback das aprendizagens adquiridas.
O método utilizado corresponde bem ao que foi proposto pela professora.
1- O método utilizado pela professora foi bem sucedido, pois teve Êxito.
2- O processo avaliativo é importante, pois é através dele que saberão o que o aluno aprendeu.
Ensino e aprendizagem
O conhecimento escolar depende da maneira que o docente usa a sua metodologia. Pois a metodologia ajuda no aprendizado. O currículo escolar é é um guia de todo processo educacional. Enquanto que a metodologia escolar, é a maneira como esse currículo será apresentado.
- Sim, a professora teve êxito em sua metodologia. Isso aconteceu pois através do seu método de ensino os alunos conseguiram aprender de forma correta aquilo que lhe fora proposto.
- O processo avaliativo é importante para o processo de aprendizagem, pois é através dele que o professor saberá aquilo que o aluno conseguiu extrair de suas aulas.
Para saber mais sobre o processo avaliativo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/48114724?referrer=searchResults
#SPJ2