• Matéria: Administração
  • Autor: norbisgadosuzzano
  • Perguntado 3 anos atrás

Da informalidade empresarial para a formalidade
Da informalidade empresarial para a formalidade
Abertura de novas empresas bate recorde no Brasil
Foram abertas 1,4 milhão de empresas entre maio e agosto deste ano no país
O Brasil registrou um número recorde de 1,4 milhão de empresas abertas entre maio e agosto de 2021, segundo o Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, que considera série histórica iniciada em 2011. O número representa um aumento de 1,9% em relação ao quadrimestre anterior, e de 26,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
No estado de São Paulo, o cenário também é positivo. De janeiro a outubro deste ano, foram 236 mil novos empreendimentos registrados. O resultado desses 10 meses já é maior que o recorde anual anterior, de 2019. O resultado isolado de outubro é o melhor para o mês na série histórica iniciada em 1998. O estado do Acre foi o que apresentou o maior crescimento percentual de empresas abertas entre maio e agosto deste ano, com aumento de 26,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, o estado do Sergipe registrou a maior queda: 2,8% em relação ao primeiro quadrimestre de 2021.
À CNN, Luciano Salamacha, professor da FGV, disse que a pandemia fez muitas pessoas buscarem mecanismos de renda complementar, entre elas, o microempreendedorismo. Na medida que a população está conseguindo retomar sua atividade social fora de casa, os empreendedores buscam regularizar seus negócios, já que, antes, havia apenas possibilidade de delivery. Para ele, o efeito principal é a regulação e profissionalização de muitos empreendedores que nascerão por conta da pandemia.
Existem dois tipos de empreendedorismo “por necessidade e por oportunidade”. Para um empreendedor iniciar as suas atividades vários fatores que o motivaram. E uma das causas que mais comum é a necessidade de aumentar a renda, que se classifica no “empreendedorismo por necessidade”. O “empreendedorismo por oportunidade” é aquele em que o empreendedor identifica uma oportunidade no mercado, faz um plano de negócio e analisa a viabilidade do empreendimento, não existe a necessidade urgente de aumentar a receita do investidor.
Segundo o relatório da GEM 2020, o tipo de empreendedorismo que mais aumentou no Brasil entre os empreendedores iniciais foi o “por necessidade”, o salto foi de 37,5% para 50,4%. Esse resultado segundo os entrevistadores (82%) acontece porque começar um negócio era a melhor alternativa para conseguir uma renda comparados aos empregos que estão escassos.
Muitos empreendedores iniciam as suas atividades na informalidade e com o passar do tempo percebem a importância de se formalizarem. Pensando nesses donos de empresas que desejam sair da informalidade você terá a função de auxiliá-los nessa empreitada.


Anônimo: tenho as respostas compl etas, 61*9️⃣ 99585️⃣7️⃣9️⃣2️⃣
Anônimo: tenho as respostas com pletas,61*9️⃣99585️⃣7️⃣9️⃣2️⃣
Anônimo: 61*9️⃣99585️⃣7️⃣9️⃣2️⃣, tenho tra balho completo
Anônimo: tenho as respostas compl etas, 61 9️⃣ 99585️⃣7️⃣9️⃣2️⃣
Anônimo: tenho as respostas comp letas, 61 9️⃣ 99585️⃣7️⃣9️⃣2️⃣
Anônimo: temos esse traba lho, {6️⃣1️⃣} 9 9️⃣9️⃣5️⃣8️⃣5792

Respostas

respondido por: winederrn
0

Argumentação: a formalidade é o melhor caminho para os empreendedores que não querem mais se esconder das fiscalizações e estão em busca de um modelo de negócios mais profissional.

São benefícios gerados pela formalidade empresarial:

  • Segurança jurídica (o Estado reconhece a empresa)
  • Benefícios fiscais
  • Credibilidade junto aos consumidores finais
  • Facilitação para conseguir empréstimos em bancos
  • Benefícios previdenciários (para o empresário que contribui)

Sendo assim, a formalização do empreendimento pode gerar benefícios legais, econômicos e sociais para o empreendedor.

Aprenda mais sobre o tema formalidade empresarial em:

https://brainly.com.br/tarefa/51442738

Sonhe, mas trabalhe duro!

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares