Considere a seguinte situação fictícia.
No extremo nordeste brasileiro foi encontrada uma fazenda que abrigava 100 trabalhadores homens em condições de cárcere privado, sem o mínimo de condição de viver dignamente. Não havia acomodações adequadas como: banheiros, refeitórios e outros espaços que abrigam muitas pessoas. Até mesmo a água e a comida eram de péssima qualidade. Tudo muito sujo e descuidado. Os trabalhadores não dormiam em camas, pois nem móveis existiam no abrigo, suas roupas eram penduradas em pregos e varais improvisados. Diante de uma proposta tentadora de trabalho e condições financeiras favoráveis, eles foram em busca de um futuro melhor para sua família. No entanto, foram impedidos de saírem, pois ainda tinha muito o que fazer por lá. Meses depois, a polícia desmantelou a quadrilha que mantinha os trabalhadores em seu poder, lhes dando liberdade novamente.
A partir da leitura da situação hipotética e dos estudos sobre “Interesse Social – Ética, democracia e cidadania”, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A cidadania está relacionada com a violência sofrida pelos trabalhadores inseridos no aumento das disparidades sociais.
Alternativa 2:
O limite ao exercício de cidadania implica no desconhecimento de parâmetros éticos entre os indivíduos e os governantes.
Alternativa 3:
A preocupação com direitos e cidadania, no Brasil, é recente, o que evidencia situações de violência como as trazidas no caso.
Alternativa 4:
A omissão dos direitos e a situação análoga à escravidão, vivenciada pelos 100 trabalhadores, são contrárias aos princípios legais e de cidadania.
Alternativa 5:
A prática da cidadania não está relacionada aos caminhos possíveis à superação ou redução das desigualdades do contexto democrático mencionadas no texto.
Respostas
respondido por:
27
Alternativa 4 é a correta.
NUBIANEFRO:
Concordo
Alternativa 5:
respondido por:
8
Resposta:
4
Explicação:
A omissão ... etcc
Alternativa 5:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás