• Matéria: ENEM
  • Autor: hellenfachini646
  • Perguntado 3 anos atrás

A divisão do poder é um conceito geral do Direito Constitucional, um campo do conhecimento destinado a estudar e desenvolver teorias voltadas às constituições dos países, aprimorando cada vez mais estas que são os princípios gerais de cada Estado. Como dito, os Estados são personalidades jurídicas e a lei que dá a “cara do Estado” é a constituição. No Brasil a última promulgada é de 1988, com diversas pequenas reformas ao longo dos anos, mas que não muda seu jeito de ser. VALENCIANO, Tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2022. A partir dos estudos sobre “Política”, assinale a opção correta.


ilso21moreira: A resposta correta é alternativa V
stephanne29gaia: Gente, eu acho que está no material que o sistema de freios e contrapesos está para evitar que um poder interfira no outro, na questão está como "abuso de poder", então acho que a certa é a questão 4 mesmo. Não interferir e diferente de passar por cima(abusar do poder).
ayslanpeloso: Errado. Alternativa correta = V: "O fato é que esse sistema funciona como se fosse uma gangorra – aquelas em que as crianças de outrora brincam nos parquinhos: o ideal para não passar sustos ou não cair é que a gangorra fique centralizada, em um ângulo de 180 graus."
vitoria2222: Na apostila está que ele visa garantir e não que ele existe para evitar acho que tem uma pegadinha aí mais tá bem confuso saber qual resposta certa.
webplay1337: alternativa 5
ederairessantos: nao eh a alternativa 5 pois o sistema de freios e contrapesos e a propria tripartição de poder onde um nao pode interferir no outro e cada poder tem que criar sua propria autorregulação. sendo assim alternativa quatro correta.
samiadna: Alternativa 5. Os 3 poderes convivem em harmonia, mas quando há abusos de poder, possuem meios de interferir. O que torna a alternativa 4 errada. O sistema de "freios e contrapeso" dar-se para evitar que um um poder tenha superioridade desproporcional, ou seja, para evitar o "efeito gangorra". Recentemente o "presidente da república" interveio em uma condenação... Demonstrando que eles possuem recursos para interagir quando abusos são cometidos.
Anônimo: alternativa 4 A Carta Constitucional assegura, em seu artigo 2º, os três poderes, mas também, posteriormente, define suas composições, funções e prerrogativas, senão vejamos: "São poderes da união, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário".
Anônimo: --
Olá. 44 998719590
Mapa completo –20,00
Atividades de estagio – 20,00
Foco em busca dos objetivos!!!
---
kalsanto63: É óbvio que é a 04 gente pq tanta discussão??? O três poderes são independentes.

Respostas

respondido por: RenanLF23
94
Alternativa IV e a correta

borghidesign3d: acho que essa pergunta e direcionada a decisão da presidência sobre as loucuras do stf...dessa forma seria a 5,mas e 4 está certa tbm.
carolribeirosr96: eu acho que é a 5 tambemb
lubarretorx: Eu marquei a 5 acredito ser a correto
lubarretorx: *correta
rafaelsouza555: alternativa 4
jocineiferraz: acredito ser a 5 tâmbem
Anônimo: 4-A Carta Constitucional assegura, em seu artigo 2º, os três poderes, mas também, posteriormente, define suas composições, funções e prerrogativas, senão vejamos: "São poderes da união, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário".
Anônimo: --
Olá. 44 998719590
Mapa completo –20,00
Atividades de estagio – 20,00
Foco em busca dos objetivos!!!
---
emersonbrunotecnico: alternativa 4
cidaconsolata: alternativa 5 correta
respondido por: angelpercam2000
22

A respeito da política e da divisão de poderes, podemos afirmar que a alternativa correta é: A divisão do poder assegura a autonomia das ações de cada Poder sem o controle ou interferência pelos outros (poderes).

  • A divisão do poder surgiu como oposição ao poder concentrado nas mãos dos reis, que exerciam, ao mesmo tempo, as funções de legislador, juiz e gestor dos interesses do reino. Assim, a divisão entre Executivo, Legislativo e Judiciário acontece como forma de dar autonomia a cada poder, sem que exista o controle por parte dos outros.  

Constituição Federal de 1988

A Constituição Federal de 1988 instaurou a República Federativa do Brasil, em que as funções legislativas, judiciárias e administrativas ficam a cargo de cada um dos três poderes instituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário. Para que não ocorram o abuso de poder e a tirania, é que se instituiu a divisão dos poderes. A partir disso, o Estado garante as condições para funcionar de maneira plena.

Saiba mais sobre três Poderes em:

https://brainly.com.br/tarefa/27563732

#SPJ2

Anexos:

cidaconsolata: resposta correta corrigida, número 5 O sistema de freios e contrapesos existe...
Perguntas similares