Desafio Certamente, você já praticou ou conhece alguém que já tenha praticado corrida de rua. A corrida é uma excelente atividade para quem deseja praticar um esporte e melhorar sua saúde, dentre tantos outros benefícios. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a prática não resulte em acidentes, pois apesar de exigir pouca infraestrutura, as corridas de rua são fortemente influenciadas por fatores externos, como o clima e o ambiente. Confira, a seguir, alguns dados sobre a prática da corrida. Descrição da imagem não disponível Imagine que uma empresa esportiva da sua cidade vai promover uma corrida de rua de 5 e 10km. Você é um profissional de Educação Física contratado para informar sobre ações de prevenção e de preparação, abordando os cuidados, as atitudes e os passos a serem tomados pelos participantes para garantir a realização de uma boa prova. Neste Desafio, informe e descreva os tópicos que você deve abordar para evitar que os atletas sejam surpreendidos por possíveis eventos climáticos. A previsão do tempo para o período do evento esportivo é de altas temperaturas e grande umidade relativa do ar.
Respostas
respondido por:
0
Ao preparar a palestra, é importante pensar em todo tipo de situação que possa ocorrer durante o percurso. Afinal, é preciso garantir que os corredores se sintam bem e consigam terminar a prova apesar das possíveis interferências do clima.
Na sua palestra, é preciso expor especificamente as condições de clima previstas para o dia da corrida e as principais medidas de proteção, como a utilização de roupas adequadas, que propiciem a ventilação corporal, e a utilização de itens como viseiras ou bonés.
Ainda, é importante abordar tópicos sobre a hidratação, explicando como os mecanismos de hidratação e suor ocorrem no organismo. Devem ser mencionados os sinais e sintomas peculiares da exaustão pelo calor e pela alta umidade, os quais incluem perda excessiva de sais (eletrólitos) e líquidos, podendo levar ao desmaio e até ao colapso. Outras consequências da exaustão incluem sudorese abundante, aumento na frequência cardíaca e respiratória e diminuição da pressão arterial. Outros sintomas relacionados à exaustão incluem tontura, fraqueza, fadiga, dor de cabeça, visão turva, náuseas, dores musculares e câimbras.
Além disso, é necessário informar sobre a possibilidade de que aconteçam situações mais graves como a insolação, cujos sintomas incluem desorientação, convulsões, frequência cardíaca e respiratória aumentada, pulsação rápida e elevação ou diminuição da pressão arterial, o que é um alerta para uma chamada de emergência imediata.
Finalmente, é preciso abordar aspectos de segurança da prova como as estruturas que estarão disponíveis para os participantes, como pontos de distribuição de água e isotônicos e pontos de sombra que podem servir tanto como suporte médico, com tendas e ambulâncias, quanto como abrigo.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88 9 9376-8255
Ou é só clicar nesse link que vc irá direto pra ele.
https://wa.me/+5588993768255?text=Oi