Respostas
Resposta:
Desde a colonização brasileira, no século XV, pelos portugueses, faz-se presente a desigualdade social, evidenciada principalmente no período Brasil Colônia, devido a exploração da mão de obra negra transportada nos navios negreiros, travessia realizada em situações precárias e marcada por muitas mortes, para gerar lucro a metrópole ao trabalhar nos engenhos de cana de açúcar do nordeste. Hoje, mesmo com o fim da escravidão em lei, embora muitas vezes ocorrida sigilosamente na prática, a desigualdade continua no país, decorrente das raízes históricas e ferindo os direitos conquistados.
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais.